13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos traz solução econômica para a gestão do lixo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre 27 e 29 de setembro, em Cuiabá (MT), ocorrerá a 13ª edição do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, um dos mais importantes encontros do país para discutir a Política Nacional e aspectos de sustentabilidade na gestão de resíduos. Entre os destaques, está a participação do presidente da FRAL Consultoria e mestre em Sustentabilidade, Rodrigo Oliveira, que trará a público casos de sucesso de como reduzir a quantidade de lixo e transformar o reaproveitamento de materiais em uma prática na sociedade.

O executivo explica que a redução na geração de resíduos é urgente, e o caminho mais assertivo e rápido para se chegar a esta realidade é por meio de incentivos econômicos. “A quantidade de materiais descartados no Brasil só aumenta. Para se ter uma ideia, entre 2009 e 2015, foi registrado aumento de cerca de 9% na geração per capita, e a tendência é piorar. Nosso objetivo é apresentar justamente a importância de um programa que incentive, economicamente, a população a se preocupar mais com a destinação dos materiais, trabalhando também em toda a cadeia para que os municípios estejam prontos para isso”, diz.

A proposta seria trazer para o país um modelo que já funciona há décadas em mais de 9 mil municípios nos Estados Unidos e em outros países da Europa, Ásia e Américas. “Devemos aplicar o conceito do ‘poluidor pagador’, criando um sistema justo e proporcional de cobrança, equivalente àquilo que foi gerado. Será bom para o consumidor, que terá um pagamento justo, eliminando a taxa atualmente cobrada no IPTU. Bom também para a gestão pública que, com a redução na quantidade de resíduos, terá um custo menor e um sistema de cobrança compatível”, explica o especialista.

Os detalhes do programa serão abordados durante a palestra “Sustentabilidade Econômica na Gestão de Resíduos Sólidos”, no primeiro dia do seminário, compondo o painel “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos“. Ao longo do evento, que reunirá especialistas de todo o país para interagir, avaliar experiências, conhecer novas tecnologias e procedimentos, serão discutidos aspectos técnicos, científicos e institucionais de temas como: Plano Nacional de Resíduos Sólidos, experiências de inclusão de catadores de materiais recicláveis, resíduos agrícolas, planos de gerenciamento de resíduos sólidos e logística reversa.

SERVIÇO

13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
Organização: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)

Data: 27 a 29/9/2018.
Horário: 8h às 18h.
Local: Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 – Campus da UFMT – Cuiabá (MT).
Inscrições:http://abes-dn.org.br/abeseventos/residuos-solidos13/.

Palestra: Sustentabilidade Econômica na Gestão de Resíduos Sólidos
Por Rodrigo Oliveira

Data: 27/9/2018.
Horário: 15h45 às 17h45.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas