Em consulta feitas exclusivamente pelo Portal Canaã às fontes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul lideram juntos como os estados de maior influência de registro de incêndios e queimadas no Brasil.
Juntos o estados representam 39,8% do montante nacional, registraram nos primeiros 3 meses de 2017 mais de dois mil focos de queimadas espalhados pelos seus municípios. Para ser exato, os números de focos de incêndios e queimadas registrados entre 1º de janeiro a 31 de março em Mato Grosso foram 1.538 (36,6%), e Mato Grosso do Sul, 690 (11,9%).
Atualizados para o dia de hoje, 24 de Abril, os números representam que Mato Grosso registrou 2.049 (39,3%), e Mato Grosso do Sul, 732 (10,5%).
Em seguida vem Roraima, 453 focos, Bahia, 417 focos e Pará com 275 focos em 3 meses.
Redação/Portal Canaã