Mais de 1.400 computadores interativos serão entregues a 422 escolas estaduais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará, nesta segunda-feira, 28, a cerimônia de entrega de 1.442 computadores interativos a 422 escolas estaduais, o que beneficiará 315.534 alunos do Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Belém e do interior do estado.

A cerimônia será realizada no auditório da sede da Seduc, às 14h, e contará com a participação de 42 escolas estaduais que também serão beneficiadas com a entrega dos computadores. A secretária de Educação, Ana Claudia Hage, e o secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, estarão presentes.

O objetivo é que as escolas, em curto prazo, possam usar essas tecnologias para agregar tecnologia ao processo ensino aprendizagem e comecem a utilizá-la logo no início do ano letivo, que começa nesta quarta-feira, 30. A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (Cetae) também realizará uma demostração sobre os recursos disponíveis que as máquinas oferecem.

Parceria

O Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) oferecem às escolas públicas a possibilidade de adquirir computadores interativos, por meio do projeto multimídia e Plano de Ações Articuladas (PAR).

Os computadores que serão entregues pela Seduc foram concebidos e desenvolvidos pelas Universidades Federais de Santa Catarina e de Pernambuco e possuem como principal característica a facilidade na interatividade. O equipamento é interligado aos laboratórios do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia.

O dispositivo ainda permite apresentar conteúdos digitais armazenados no servidor da escola, além de um sistema operacional com código-fonte aberto. Ele pode ainda operar como uma lousa digital, transformando a superfície de projeção em um quadro interativo.

“As escolas farão uso de uma ferramenta com muitos recursos tecnológicos que serão aplicados em sala de aula, trazendo muitos benefícios tanto para os alunos quanto para os professores, pois estes poderão em tempo real se conectar à internet e pesquisar assuntos que possam ser contextualizados com as disciplinas ministradas, tornando a aula mais criativa e interessante para os estudantes”, destacou Jaime Ramos, coordenador de Ensino Médio da Seduc.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas