O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta terça-feira (4) as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Foram divulgadas as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas – o critério de divulgação inclui todas as escolas em que pelo menos 50% dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2015.
Em uma análise que considera apenas a nota das provas objetivas, os dados apontam que, das 100 escolas paraenses com maior nota média no Enem 2015, 97 são privadas, três são federais.
Um fato curioso é que entre as 100 melhores do estados não se inclui nenhum de nível estadual. A primeira a aparecer na lista fica na 128 posição, que a escola EEEFM EROTILDES FROTA AGUIAR de Ananindeua .
Veja as 10 escolas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2015 no Pará:
1º) SISTEMA DE ENSINO EQUIPE (Belém) – média 636,58
2º) COLEGIO CEI (Belém) – média 613,51
3º) COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARE (Belém) – média 610,73
4º) E E I F M TENENTE REGO BARROS (Belém) – média 607,78
5º) COL STA CATARINA DE SENA (Belém) – média 606,88
6º) GRUPO FUTURO EDUCACIONALMARABA ( Marabá ) – média 599,42
7º) SISTEMA DE ENSINO EQUIPE ANANINDEUA ( Ananindeua ) – média 596,78
8º) CENTRO DE ESTUDOS JOHN KNOX (Belém) – média 596,66
9º) SISTEMA DE ENSINO LOGOS LTDA ( Ananindeua ) – média 594,56
10) NUCLEO DE EDUCACAO PHYSICS (Ananindeua) – 594,36
Entre os 10 estados mais bem colocados o Pará fica na 9º posição, veja a lista abaixo.
OS 10 ESTADOS MELHORES COLOCADOS*
2º) SÃO PAULO — 544,64
3º) RIO DE JANEIRO — 540,27
4º) MINAS GERAIS — 536,61
5º) PARANÁ — 535,34
6º) RIO GRANDE DO SUL — 525,13
7º) BAHIA — 524,53
8º) SANTA CATARINA — 522,54
9º) PARÁ — 516,15
10º) MATO GROSSO DO SUL — 514,41
*Média considera provas objetivas e redação
Pelo quarto ano consecutivo, o governo federal evitou divulgar os dados apresentando a média geral das provas, em um formato de ranking. O objetivo é evitar o impacto da comparação direta entre as escolas, já que o desempenho dos estudantes no Enem pode ser afetado por uma série de elementos, incluindo o padrão de vida das famílias dos estudantes, a formação de professores, o número de alunos por escola, a seleção de alunos por meio de “vestibulinhos”.