20% das crianças do Pará ainda não têm acesso a Pré-Escola, mostra relatório

A primeira meta do Plano Nacional de Educação inclui duas etapas de ensino com cenários bem diferentes. No que tange à primeira parte da meta, relativa à universalização do atendimento na Educação Infantil, os dados mais recentes confirmam o crescimento do atendimento das crianças de 4 e 5 anos, que agora chega à taxa de 90,5% no Brasil e no Pará, em 2015, esse porcentagem chegou a 82,2%, menor que em 2014 que foram 83,7%, e 2013 onde foi 82,3% apresentando uma queda neste pequeno período.

Dessa forma, ainda que o objetivo não seja alcançado no prazo estabelecido, é de se esperar que nos próximos anos as crianças brasileiras tenham o direito de acesso à escola assegurado – embora ainda 600 mil crianças dessa faixa etária estejam fora da Pré-Escola.

Em contrapartida, permanece muito distante a meta de atender metade das crianças de 0 a 3 anos. Mantida a atual taxa de crescimento, o atendimento estabelecido na meta só se dará em 25 anos. Ainda mais grave é a má distribuição desse atendimento, que vem sendo insuficiente para reparar desigualdades históricas da sociedade brasileira, como se vê no quadro abaixo.

A infraestrutura e os recursos pedagógicos são condições essenciais para a melhoria da qualidade nas escolas de Educação Infantil.

– Enfatiza o relatório.

Redação/Portal Canaã

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