Volta às aulas em Canaã dos Carajás: Veja os novos horários na rede pública municipal

Escola Ronilton Aridal da Silva - Escola Militar | Foto: Portal Canaã

A partir do dia 07 de agosto todos os estudantes da rede municipal de ensino de Canaã dos Carajás terão a adição de 50 minutos no cronograma de aulas. Essa mudança ocorre em virtude da implantação da segunda etapa do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de impulsionar o desempenho escolar.

A extensão da carga horária tem o intuito de aprofundar o ensino das disciplinas de Português e Matemática, por isso no segundo semestre letivo de 2023 a entrada e a saída terão novos horários. No período da manhã, os alunos devem entrar às 7h e sair às 12:15. Já no período da tarde a entrada passa a ser a partir de 13:30 e a saída às 18:45.

O PIP será desenvolvido com estrutura adequada, por isso a merenda e o transporte escolar também serão ajustados para atender a nova rotina. Além disso, cada aluno receberá um livro que foi formulado especificamente para essa recomposição de conteúdo, conforme explica o secretário de Educação, Leonardo Cruz.

“O PIP é uma ferramenta essencial na nossa missão de proporcionar uma educação de qualidade. Com esse plano, direcionamos nossos esforços para identificar as necessidades individuais de cada estudante, oferecendo suporte e recursos adequados como transporte, alimentação, material didático e profissionais preparados para alcançarmos resultados significativos na aprendizagem”.

O que muda na prática?

O Plano de Intervenção Pedagógica foi elaborado com o intuito de atenuar os impactos causados pelo período da pandemia de COVID-19, em que as escolas funcionaram com aulas on-line e em sistema híbrido. Por isso, em maio deste ano ocorreu a primeira etapa de implantação do PIP, que foi direcionada às turmas de 2º, 5º e 9º anos pelo projeto Praticando Ideb com o objetivo de preparar os alunos para a Prova Brasil, que avalia a qualidade do ensino básico e será realizada em outubro.

A partir desse segundo semestre de 2023 toda a rede municipal passa a funcionar com o PIP e por isso a participação das famílias é fundamental para o sucesso do plano, conforme explica Elenjusse Martins, diretora da Escola Benedita Torres.

“É muito importante que os pais fiquem atentos aos comunicados das escolas e da Semed. A própria retomada da rotina [escolar] já demanda atenção e ainda mais agora com o PIP. É uma recomposição da aprendizagem, por isso os pais precisam ficar atentos a essa mudança para incentivar os filhos, que eles vão ficar um tempo a mais na escola porque é necessário para que eles possam avançar cada vez mais”.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Semed, assegura as adequações na rotina dos alunos da Educação Especializada, que também serão atendidos pelo PIP com garantia da presença do auxiliar na sala de aula, além do transporte e da merenda.

“Com uma equipe engajada e comprometida, temos certeza de que o PIP impulsionará o progresso educacional em nossa cidade, preparando nossos alunos para enfrentarem os desafios do futuro com sucesso. Juntos, construiremos uma educação transformadora e inclusiva para todos. Contamos com o apoio das famílias e estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas”, ressalta o secretário de Educação, Leonardo Cruz.

Texto: Fabiane Barbosa

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *