Distante cerca de 8 km do centro urbano, mora na Vila dos Imigrantes uma comunidade que recebe um cuidado especial direcionado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) chegam semanalmente um total de 224 litros de leite para 32 famílias (sendo sete litros para cada família), cadastradas no Programa Leite É Vida que visa garantir a nutrição adequada de crianças e adultos em vulnerabilidade social.
Das 350 famílias que vivem na comunidade, 124 recebem assistência, sendo 122 com Auxílio Alimentação, 01 com Auxílio Gás e 01 com Auxílio Energia. Outra iniciativa da prefeitura para garantir a dignidade já alcançou 45 famílias com o Cartão Reforma e Construção, sendo que 30 foram contempladas com a construção da casa e 15 com a reforma. Dessas, duas já foram entregues em junho e outras nove estão em obra.
A transformação de vida gerada pela aplicação dos recursos na execução de políticas públicas evidencia o empenho da prefeita Josemira Gadelha em garantir a cidadania em Canaã dos Carajás. “Nós fazemos um trabalho com muita seriedade para cuidar das pessoas, para garantir a dignidade. Para que as pessoas possam sonhar e possam viver a realização dos seus sonhos. Por isso, que na nossa gestão os recursos públicos são distribuídos e entregue na mão das pessoas”, assegura a prefeita.
O compromisso da gestão municipal com essa comunidade pode ser visto desde a estrada de acesso, a VP-47 foi urbanizada com serviços de drenagem superficial, asfalto e sinalização em toda sua extensão de 1,13 km, com pista de 7,70 metros de largura. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) também realizou serviços de drenagem e asfalto em todas as ruas da vila, com padronização de pista de 6 metros de largura e 4.082 metros de meio fio, totalizando 2,04 km infraestrutura que inclui a sinalização de trânsito e a iluminação em LED.
O impacto da melhora na qualidade de vida é vivenciado no cotidiano, com o sistema de água encanada que foi construído na vila. A rede de abastecimento de 5.312 metros é ligada ao poço artesiano, que tem seis polegadas de diâmetro e 100 metros de profundidade. Além do reservatório com capacidade para 15 mil litros. Todo o sistema foi entregue em maio de 2021 e garante a distribuição de água para 422 lotes.
De acordo com o diretor-geral do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), João Nunes, desde o início deste mês a equipe tem feito ações de atendimento na vila. “A equipe está indo diretamente lá para informar à comunidade da importância de realização e de renovação dos cadastros, tendo em vista que o pagamento em dia da taxa garante o abastecimento à população”, reforça.
Texto: Fabiane Barbosa