Moradores da Vila Bom Jesus se reúnem e buscam Ação contra Equatorial Energia

Reunião aconteceu no centro da Vila com intuito de organizar a Ação Civil Pública. O movimento é organizado pelo vereador Cleverson Zajac e líderes da comunidade.

Em Canaã dos Carajás, os moradores da Vila Bom Jesus, umas das maiores comunidades do município, continuam enfrentando dificuldades ao necessitaram de um benefício básico para o dia-a-dia, a anergia elétrica fornecida pela Equatorial.

O problema, vem causando transtornos diários aos consumidores da localidade, além de prejuízos aos comerciantes e produtores rurais, o que motivou a busca por soluções às autoridades municipais.

“Quando falta energia eu não tenho como tirar o leite porque tudo para de funcionar. Já cheguei a perder tanques e tanques de leite por causa disso”.

Em Março, após constantes reclamações dos moradores, o vereador Cleverson Zajac(mdb), anunciou o protocolo de um ofício pedindo esclarecimentos e soluções para os problemas da Vila. Segundo o vereador, o ofício não foi devidamente respondido pela Equatorial, o que lhe restou agora formalizar uma Ação Civil Pública.

Nesta segunda (3), os moradores da vila e vicinais se reuniram, justamente com o vereador e sua equipe, para tratar da organização da Ação Civil Pública contra a empresa consessionária, Equatorial que, já foi alvo de diversas denúncias.

Vereador junto com líderes da comunidade

 “Nós dependemos da energia para produzir, as nossas entregas atrasam e os nossos clientes podem até achar que nós estamos com irresponsabilidade”, destacou Cláudia Oliveira, costureira. 

Produtores rurais, comerciantes e moradores da vila, que se sentem lesados, irão apresentar suas unidades consumidoras, protocolos de atendimentos e prejuízos ocasionados pela constante falta de energia elétrica.

Edimilson relata sobre a precariedade do fornecimento de energia e problemas constantes enfrentado pelos moradores

“Se falta energia, automaticamente não tem internet para as crianças estudarem, o professor não tem como dar aula e no posto de saúde não tem atendimento, às vezes, o paciente vai fazer o tratamento odontológico e precisa voltar para casa sem fazer o procedimento porque não tem energia para ligar o equipamento”, destacou Tatiane Sousa, professora. 

Segundo o vereador, a ação buscará indenização por danos materiais coletivos e pessoais da comunidade.

Cleverson detalha os procedimentos a serem seguidos

O Portal Canaã entrou em contato com a Equatorial Energia para falar sobre a situação da Comunidade. A empresa enviou o seguinte esclarecimento:

Em relação às reclamações de falta de energia constante na Vila Bom Jesus, município de Canaã dos Carajás, a Equatorial Energia Pará informa que as equipes de manutenção já começaram a fazer melhorias no local como, por exemplo, podas de árvores, substituição de cruzetas e isoladores danificados, e também o dimensionamento de fusíveis no circuito. Até o fim desta semana ainda haverá a divisão de circuito para que um sistema exclusivo atenda a vila.

O principal motivo dessas quedas é que há muitas ligações clandestinas, ou seja, desvios de energia por parte de outros moradores próximos ao local.

Além dos muitos prejuízos que o desvio de energia pode gerar à sociedade, existe também um grande risco para a vida daqueles que fazem intervenções no sistema elétrico sem a devida qualificação e autorização da Equatorial Energia, por isso, é importante destacar que somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na rede elétrica.

Para qualquer solicitação, a empresa reforça que os clientes podem entrar em contato por meio dos canais de atendimento no telefone 0800 091 0196, no site www.equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo disponível para Android e IOS, e também pelo WhatsApp disponível no número (91) 3217-8200.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *