Pesquisar
Close this search box.

Vereadores propõem criação de Protocolo de Segurança Máxima nas escolas de Canaã dos Carajás

Foto: Mateus Almeida

A segurança pública é uma das pautas que estão entre as maiores prioridades dos treze vereadores de Canaã dos Carajás, que se sensibilizaram com as vítimas dos ataques às escolas do Brasil, e, preocupados com o bem-estar da comunidade escolar de Canaã dos Carajás, propuseram na noite desta terça-feira, 11, que o município invista em prevenção por meio da Instituição de um Protocolo de Segurança Máxima em todas as escolas.

O Projeto de Lei Nº 014/2023 foi encabeçado pelo vereador Cleverson Zajac, MDB, e defende o estabelecimento de medidas de reforço à segurança em escolas, delimitando protocolos de prevenção e ação frente a possíveis ataques que possam representar risco à integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar. “Esse Projeto iniciou através do nosso gabinete e eu senti a necessidade de que os demais vereadores se também se envolvessem nessa proposta para que nós tivéssemos mais condições de ampliar nossas ideias. Unimos nossa proposta com indicações do vereador Anderson Mendes e demais parlamentares e criamos este PL que vai dar mais condições de segurança nas nossas escolas públicas e privadas”, destacou Zajac.

Compõem a recomendação: Portas com detectores de metais; Câmeras de videomonitoramento instaladas na entrada do estabelecimento, pátios de convivência comum e dentro das salas de aula; e pelo menos 01 (um) vigilante portando arma de fogo durante o período escolar. “Esta Casa de Leis é preocupada com a segurança dos nossos filhos, nós não podemos esperar acontecer coisas mais graves aqui em Canaã para poder tomar atitudes”, pontuou Anderson Mendes.

A proposta foi oficializada durante a Sessão Ordinária, contudo, desde a semana passada, Zajac vem se manifestando por meio de suas redes sociais acerca da insegurança nas escolas do Brasil e reforçando sua preocupação com que a gestão pública venha investir ainda mais em Políticas Públicas voltadas para a segurança no ambiente escolar. O texto também inclui que, anualmente, pelo menos 80% dos funcionários das escolas municipais deverão receber treinamento voltado à conscientização e identificação de possíveis sintomas que indiquem problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes, assim como a orientação de possíveis abordagens pedagógicas que identifiquem e previnam fatores existentes no ambiente que influenciem e potencializem a prática de ações lesivas. “É preciso lembrar também que o texto contempla o envolvimento das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, da futura guarda municipal, a intenção é envolver todos os órgãos de segurança para que nós possamos realmente proteger”, reforçou Cleverson.

O Projeto foi aceito com êxito entre os parlamentares aguardando somente a apreciação da prefeita Josemira Gadelha. “Este grande Projeto de Lei vai para o gabinete da nossa prefeita que com certeza vai sancionar e vai tomar uma atitude imediata para os nossos filhos”, finalizou Mendes.

Acompanhe as notícias no WhatsApp