Cerca de 35 moradores de Canaã dos Carajás concluíram curso de formação para assistente administrativo e carpinteiro de obras. A iniciativa da Vale, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ocorreu entre setembro e dezembro de 2024. O Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das comunidades, promovendo inclusão e acesso das pessoas às condições de empregabilidade e renda nos territórios de atuação da Vale no Brasil.
Raiany de Souza concluiu o curso de assistente administrativo na Vila Bom Jesus. Ela é empreendedora na comunidade e está colocando em prática o aprendizado. “Eu tirei muitas dúvidas, coisas que eu nem imaginava que precisava fazer no meu negócio eu aprendi. E eu também era muito tímida, mas consegui fazer as apresentações. Eu aprendi muito e estou colocando em prática até hoje. E não pretendo parar por aqui”, afirma.
Para Rosana Evangelista, também moradora da Vila Bom Jesus, participar da formação para assistente administrativo foi uma experiência muito enriquecedora. “Saio dele com mais confiança para atuar na área administrativa, com habilidades práticas e uma visão mais clara de como contribuir para o sucesso de uma organização”, destaca.
Nesta edição foram ofertados dois cursos de qualificação. As aulas foram ministradas na modalidade presencial, no período da noite, na sede do Senai e nas vilas Bom Jesus e Planalto, localizadas na zona rural de Canaã dos Carajás.
Desde 2022, o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho já capacitou mais de 700 pessoas no município. A realização desta edição foi uma iniciativa voluntária do Projeto Bacaba, novo empreendimento de cobre da Vale Metais Básicos em Canaã dos Carajás, que contribuirá para a continuidade da operação da mina do Sossego. O projeto está em fase de licenciamento junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).