Nesta terça-feira(04) foi dada a largada dos trabalhos legislativo de 2020 na Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás. A primeira sessão solene do ano deu início às discussões dos vereadores sobre projetos, cobranças e críticas. Esteve presente o prefeito Jeová Andrade, que fez uso da palavra e esclareceu diversas dúvidas do parlamentares que não pouparam sugestões e cobranças.
Apesar de ser de abertura, a sessão ainda contou com uma indicação do vereador Gesiel Ribeiro, que sugeriu a construção, ampliação e melhorias da infraestrutura do Bairro Parakanã, aprovado por todos os vereadores.
Já o vereador Junior Garra, pegando gancho com a indicação do vereador Geisel, criticou a forma como os loteamentos foram aprovados anteriormente no município, onde não teve aval dos vereadores para poder avaliar as condições de entrega.
“Fizeram um asfalto casca de ovo para enganar e vende lotes. Teria q ser obrigatório, todo loteamento, quando for pra ser aprovado, passar pela casa legislativa”, ponderou Garra
Por sua vez, Jeová Andrade, explicou que as aprovações dos loteamentos foram em gestões anteriores e que não mais aceita esse tipo de aprovação.
“A provações dos loteamentos foram na gestão anterior. O município barrou esse tipo de loteamentos.”, afirmou o prefeito, respondendo o vereador Junior Garra.
O Presidente da Casa, Wilson Leite também usou a tribuna, fez diversas ponderações sobre as obras em andamentos no município. Criticou o governo por não explicar para o sociedade como serão as novas calçadas e a nova Weyne Cavalcante e também falou sobre as ações da Vale no município.
Ao Portal Canaã, o presidente da Casa, Wilson Leite foi questionado sobre os projetos e ações que já estão em mesa para o ano corrente, onde ele respondeu:
Por parte do pode executivo nós não temos conhecimento ainda, mas por parte do legislativo, tem sim, vários projetos que irá sera discutido e votado. Um projeto muito importante como o transporte urbano, que já está tramitando nesta casa e será votado neste ano. Nós iremos discutir com a sociedade, que vai participar de todos esses projetos.
O presidente foi questionado sobre o período eleitoral e, se, irá atrapalhar aos trabalhos do legislativo em 2020.
Eu quero em primeiro lugar, tranquilizar a população, por que o poder legislativo, ele tem o poder fazer os serviços andarem. Dar condições ao prefeito de trabalhar e, nós nunca tivermos a intenção de imperar o desenvolvimento do município. Então, a população pode ter tranquilidade de que nós não teremos esse tipo de problema. Muito embora seja um ano eleitoral, o período não vai prejudicar o bom desempenho desta casa. Este é o compromisso que nós temos com a população, disse o vereador.
A Vereadora, Vânia Mascarenhas, usou a tribuna para tentar apaziguar as relações e também fazer cobranças para novos leitos no Hospital Municipal ao prefeito. A vereadora acabou declarando que para 2020 não concorrerá nas eleições municipais. “Não venho pra reeleição“.