Após a votação do primeiro turno das eleições federais, algumas ‘surpresas’ surgiram no cenário político de Canaã dos Carajás e estadual. Após o resultado, Helder Barbalho(MDB), eleito em primeiro turno, declarou de prontidão seu apoio à Lula no segundo turno – surpresa para poucos.
Após isso, e encontro pessoal com o ex-presidente, Helder decidiu convocar todos os prefeitos e apoiadores – em especial do MDB – para acompanhá-lo na empreitada. Foi aí que as surpresas surgiram. Jeová Andrade, eleito primeiro suplente do partido, saiu em caminho contrário e, de prontidão, apoiou o atual presidente, Jair Bolsonaro. Decisão unilateral no cenário municipal.
Indignado com os resultados de Lula(PT) e Helder(MDB) no município, que não ganharam maioria do votos, Zito Augusto(PDT), vice-prefeito do município e Secretário de Obras, também entrou em campo, e declarou apoio público à campanha de eleição do ex-presidente Lula. O que causou um clima de especulação de possível racha político nos bastidores Canaãnenses.
Em lives recentes, Zito, reclamou da falta de empenho de Jeová Andrade pela campanha de Helder, fazendo comparação com seu empenho no segundo turno pela reeleição de Jair Bolsonaro.
Já, Jeová Andrade, tem mantido uma posição independente e afirmando que não há nenhuma divisão interna em relação aos projetos de eleição de Josemira, seu futuro político e candidatura em 2024.
“Não tem clima ruim não. Aqui tem união do governo. tem união da equipe.” afirma Jeová.
Jeová reafirma que seu projeto permanece o que foi traçado em 2020, que é o apoio a reeleição de Josemira e Zito em 2024, tirando qualquer possibilidade de sua candidatura ou de alguém indicado. Veja abaixo.
No primeiro turno, Canaã dos Carajás se mostrou um berço do Bolsonarismo, após dar 59% dos votos à Bolsonaro e 60% a Zequinha Marinho. Jeová, em Paralelo, também levou a mesma porcentagem dos votos. Segundo, Zito, essas porcentagens deveriam ser de Helder e Lula.
Em outro momento, apesar de afirmar não criar expectativas de assumir uma vaga na Alepa, Jeová fala de suas prioridades, caso ocorra.