Sisu: Canaã dos Carajás não oferece oportunidades e candidatos recorrem a outros municípios

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

A partir de hoje (11) até quinta-feira (14) estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu. Nesta edição, o programa vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

O que está acontecendo em Canaã dos Carajás é o velho dilema da falta de oportunidades acadêmicas. Candidatos do município devem recorrer a outros vizinhos que também não oferecem boas opções de cursos, ficando inviável para o estudante canaense.

O Portal Canaã veiculou uma pesquisa para saber a opinião de acadêmicos no município, onde foram revelados os principais cursos de interesses  e 100% dos participantes mostraram o desejo particular de ter uma faculdade no município, veja abaixo os indicadores em gráficos:

ff (2)

Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015.

Confira as vagas para Parauapebas

UFRA
Administração – 50 vagas
Agronomia – 50 vagas
Engenharia de Produção – 50 vagas
Engenharia Florestal – 50 agas
Zootecnia – 50 vagas

  Contação de história estimula crianças da era digital a se divertirem longe das telas

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas à lei federal de cotas ou àquelas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições de ensino superior.

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte que é a menor nota para o estudante ter a chance de ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é calculada para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O número é apenas uma referência para o candidato monitorar sua inscrição e não garante seleção para as vagas ofertadas.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.

Porta Canaã com informações do EBC



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas