Pesquisar
Close this search box.

Sentiu? Terra treme mais uma vez em Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás / Foto @jorgeclesio

Mais um tremor de terra foi registrado em Canaã dos Carajás! O abalo, de magnitude 2.7, ocorreu na madrugada do dia 28 de outubro, às 00h20 (horário de Brasília), e foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira.

A equipe do Portal Canaã foi atrás de mais detalhes com o Centro de Sismologia da USP. Eles explicaram que sismos de magnitude entre 2 e 3 são comuns no Brasil e que pequenos tremores na região de Carajás não são exatamente uma novidade. Esses tremores costumam ser resultado de processos naturais, devido às pressões exercidas nas rochas da crosta terrestre o que sugere que este evento tenha sido natural.

O Centro de Sismologia da USP também destacou que esses tremores ocorrem devido a uma movimentação repentina em falhas ou fraturas, que “escorregam” sob pressão geológica. Embora, em alguns casos, essas movimentações possam ser sentidas, o Centro revelou que não recebeu relatos de moradores que tenham percebido esse tremor específico, indicando uma baixa probabilidade de danos.

E essa não foi a primeira vez que um tremor foi registrado em Canaã! Em 2023, o Portal Canaã também noticiou um tremor semelhante na cidade. Quer saber mais? Dá uma olhada nesse link.

 

Acompanhe as notícias no WhatsApp