SENAI Canaã dos Carajás certifica quase 200 alunos em parceria com a Vale

O SENAI, por meio do Centro de Educação Profissional de Canaã dos Carajás, sudeste do estado, realizou a formatura de quase 200 alunos da comunidade em cursos de qualificação profissional. A capacitação foi realizada em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Vale, que desenvolve o Projeto S11D no município, maior empreendimento da história da empresa e o maior projeto da indústria da mineração em implantação atualmente no mundo.

As qualificações foram nos cursos de Soldagem e Eletricista Industrial. Com os certificados em mãos, os alunos potencializam suas inserções no mercado de trabalho, inclusive para atuarem na própria Vale. “Nosso objetivo é absorver o máximo possível da mão de obra local e o primeiro passo, que é se qualificar, esses concluintes já deram. Sabemos que eles estão saindo de fato preparados, pois o SENAI tem uma estrutura que está de acordo com a nossa realidade e é referência em formação profissional. Todos saem ganhando”, destaca o diretor do Projeto S11D da Vale, Josimar Pires.

Até o mês de abril, a parceria deve formar mais 350 alunos e a expectativa é que mais 700 vagas sejam abertas no segundo semestre deste ano, com um leque maior de cursos. Para o diretor do SENAI de Canaã dos Carajás, Carlos Felipe Francês, a escola tem se estruturado e está pronta para atender as demandas do setor. “Só tenho a agradecer a equipe de gestão e os nossos professores pelo empenho em tornar o SENAI cada vez mais eficiente e inovador. Agradeço também a parceria do MEC, do MDIC e da Vale, que têm nos confiado a missão de capacitar centenas de pessoas em nosso município”, destaca Francês.

Presente desde 2007 em Canaã dos Carajás, o SENAI tem sido fundamental para elevar o nível de formação profissional no município, atuando principalmente nas áreas de Metal Mecânica, Mineração, Tecnologia da Informação, Gestão, Elétrica, Automação, Hidropneumática, Eletrônica, Solda, Segurança do Trabalho e Equipamento Móveis. A meta de matrícula da escola, só para 2016, é de 7.000 matrículas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário