Grupo invade área da Vale próximo ao projeto S11D e é retirado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Representantes da Vale dialogam com grupo que ocupou a área privada

Um grupo de pessoas ocuparam por três dias uma área pertencente a Mineradora Vale, próximo o projeto S11D, na região conhecida como ‘Racha Placa’. Neste domingo(2), o Portal Canaã foi informado por antigos moradores da região que, cerca de duzentas pessoas estavam no local sendo monitoradas pela polícia.

Já a mineradora informou ao Portal Canaã que os ‘invasores’ arrombaram a entrada da área e resistiu ao diálogo para a saída da propriedade, precisando usarem a força legal para a retirada do grupo.

Os ocupantes estavam no local desde a sexta-feira(30). Os reais motivos e a origem do grupo segue sem esclarecimentos.

Segundo informações, antigos moradores e indenizados da área, não estão envolvidos no ato.

A região da antiga vila Mozartinópolis foi adquira pela mineradora logo no início do projeto S11D para extensão da Estrada de Ferro Carajás e, reflorestamento ambiental em compensação da exploração. Hoje, a área que foi indenizada em meados de 2010 é privada e fica fora do parque nacional.

Ao Portal Canaã, a mineradora enviou a seguinte nota:

A Vale informa que na noite de sexta-feira, 30/4, por volta das 20h, um grupo de pessoas arrombou porteira e invadiu área pertencente à empresa, no município de Canaã dos Carajás. A empresa, por meio de sua equipe de relacionamento com comunidades, ouviu o grupo, e mesmo após as tentativas de dialogar, de esclarecer que o local é propriedade privada, inclusive adquirida em cumprimento de condicionante do Programa de Conectividade Florestal (reflorestamento), os invasores se mantiveram no local. Diante da negativa do grupo, a empresa adotou a ação legal de desforço imediato, conforme previsto no Código Civil. Cabe reforçar que a invasão de propriedade privada é crime previsto no Código Penal.

  Vale, BHP e Rio Tinto divulgam vencedores de chamada global de inovação aberta para descarbonizar operações



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas