Considerando apenas os investimentos atuais em virtude da implantação do projeto S11D, são mais de 25 obras concluídas ou ainda em curso, realizadas pela prefeitura em parceria com a Vale. Entre essas obras está a construção e reforma de quatro escolas, todas com quadra coberta, sala de informática e adaptadas para pessoas com deficiência, o que aumenta o número de vagas no ensino fundamental. No dia 14 de janeiro foi assinado convênio para construção de mais três escolas infantis, além da Praça da Cultura e melhorias no sistema de captação e tratamento de água do município.
Moradora de Canaã há nove anos, a dona de casa Cecília Vieira da Silva comemora a nova escola no bairro Ouro Preto, agora próxima de sua casa. “Essa escola para mim representou muito. Aqui, serão educados os meus netos. É uma coisa boa que eu não tinha e que vou ter agora”, disse. A escola foi inaugurada em julho do ano passado, com 14 salas de aula e capacidade para atender mais de 900 alunos.
O hospital da cidade também foi ampliado e ganhou novos leitos e novo centro cirúrgico. Foram construídos também um novo Fórum de Justiça, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará, e uma sede definitiva para o Conselho Tutelar de Canaã. Com participação da Fundação Vale, tornou-se o primeiro Conselho Tutelar Modelo do país. O município passou a ter uma unidade Pró-paz e do Corpo de Bombeiros, além de uma nova sede para a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás.
A rede de energia elétrica também foi ampliada com a construção de 59 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações, uma em Parauapebas e outra em Canaã, em parceria com a Celpa, a companhia de eletricidade do Pará. Na área rural, por exemplo, na Vila Ouro Verde, situada na área de influência do empreendimento, foi construída uma nova escola e reformados uma creche, um posto de saúde e a sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O estímulo à vocação agrícola, outra potencialidade do município, também recebeu investimentos. Um total de 50 quilômetros de estradas foi asfaltado, o que facilita o escoamento da produção e uma Feira do Produtor, com 160 boxes, está em construção, além de programas de fomento à geração de emprego e renda.
As obras fazem parte da linha de atuação da Vale na fase de implantação de seus projetos, como parte do licenciamento ambiental e se somam às ações executadas para o início da Mina do Sossego, em 2004. “Estamos cumprindo com o nosso compromisso com o município, deixando obras de suma importância para a melhoria dos serviços públicos prestados à população”, destaca o diretor do Projeto Ferro Carajás S11D, Jamil Sebe.
Redação do Portal Canaã com informações da Vale