Confira os investimentos atuais em virtude da implantação do projeto S11D em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Considerando apenas os investimentos atuais em virtude da implantação do projeto S11D, são mais de 25 obras concluídas ou ainda em curso, realizadas pela prefeitura em parceria com a Vale. Entre essas obras está a construção e reforma de quatro escolas, todas com quadra coberta, sala de informática e adaptadas para pessoas com deficiência, o que aumenta o número de vagas no ensino fundamental. No dia 14 de janeiro foi assinado convênio para construção de mais três escolas infantis, além da Praça da Cultura e melhorias no sistema de captação e tratamento de água do município.

Moradora de Canaã há nove anos, a dona de casa Cecília Vieira da Silva comemora a nova escola no bairro Ouro Preto, agora próxima de sua casa. “Essa escola para mim representou muito. Aqui, serão educados os meus netos. É uma coisa boa que eu não tinha e que vou ter agora”, disse. A escola foi inaugurada em julho do ano passado, com 14 salas de aula e capacidade para atender mais de 900 alunos.

O hospital da cidade também foi ampliado e ganhou novos leitos e novo centro cirúrgico. Foram construídos também um novo Fórum de Justiça, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará, e uma sede definitiva para o Conselho Tutelar de Canaã. Com participação da Fundação Vale, tornou-se o primeiro Conselho Tutelar Modelo do país. O município passou a ter uma unidade Pró-paz e do Corpo de Bombeiros, além de uma nova sede para a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás.

A rede de energia elétrica também foi ampliada com a construção de 59 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações, uma em Parauapebas e outra em Canaã, em parceria com a Celpa, a companhia de eletricidade do Pará. Na área rural, por exemplo, na Vila Ouro Verde, situada na área de influência do empreendimento, foi construída uma nova escola e reformados uma creche, um posto de saúde e a sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O estímulo à vocação agrícola, outra potencialidade do município, também recebeu investimentos. Um total de 50 quilômetros de estradas foi asfaltado, o que facilita o escoamento da produção e uma Feira do Produtor, com 160 boxes, está em construção, além de programas de fomento à geração de emprego e renda.

As obras fazem parte da linha de atuação da Vale na fase de implantação de seus projetos, como parte do licenciamento ambiental e se somam às ações executadas para o início da Mina do Sossego, em 2004. “Estamos cumprindo com o nosso compromisso com o município, deixando obras de suma importância para a melhoria dos serviços públicos prestados à população”, destaca o diretor do Projeto Ferro Carajás S11D, Jamil Sebe.

 

Redação do Portal Canaã com informações da Vale



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas