S11D transformará Ponta da Madeira no maior porto do mundo

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), no Maranhão, completou 30 anos de operação na última semana. Uma história que continua evoluindo graças ao comprometimento e dedicação de cada empregado e prestador de serviço. Líder no ranking de movimentação de carga no país atualmente, Ponta da Madeira passa por obras de ampliação de sua capacidade para atender o aumento de produção que virá com o S11D. O projeto irá agregar 90 milhões de toneladas à produção do Sistema Norte e transformar Ponta da Madeira no maior porto do mundo.

Hoje, a capacidade de embarque do TMPM é de 150 milhões de toneladas/ano, mas, em 2018, aumentará para 230 milhões de toneladas/ano. Esse patamar de movimentação será atingido em etapas que contemplam a equiparação da capacidade da mina, ferrovia e porto. As obras de ampliação do Porto alcançam quase 70% de execução, que incluem ampliações onshore e offshore, além da expansão do terminal ferroviário, localizado dentro do Complexo de Ponta da Madeira.

No offshore, faz parte do projeto a construção do berço Norte do Píer IV, acrescido de dois carregadores de navios, replicando o mesmo desenho do já existente Berço Sul. A vantagem do Píer IV em relação a outros portos brasileiros é a capacidade de receber navios de grande porte como o Valemax. O sistema de amarração do Píer IV é único no mundo para navios com capacidade de 400 mil toneladas. Por sofrer grande incidência das correntes de marés e não possuir uma obra de engenharia de abrigo, o novo píer conta com cabos de terra que auxiliam na amarração dos navios nos berços. O sistema permite às gigantescas embarcações operarem sem restrição no píer. Os berços contam, cada um, com dois carregadores com capacidade para embarcar 16 mil toneladas por hora, os chamados Dual Quadrant, considerados os maiores do mundo nesta categoria.

As obras onshore contemplam a ampliação da retroárea do porto, onde estão sendo construídos quatro novos pátios de estocagem de minério, com capacidade para 600 mil toneladas cada. Eles vão se somar a outros 11 já existentes. Os novos pátios contarão com dois viradores de vagões, uma empilhadeira, duas recuperadoras e duas empilhadeiras-recuperadoras. Por fim, as obras em Ponta da Madeira incluem ainda a expansão do terminal ferroviário, composto pelo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (Pial) e uma oficina de vagões, que inclui um centro de troca e manutenção de rodeiros – tecnicamente nomeados de Centro de Troca de Rodeiros (CTR) e Centro de Manutenção de Rodeiros (CMR).

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