Pesquisar
Close this search box.

S11D avança na implantação do Corredor Ecológico

Uma área maior que 2 mil campos oficiais de futebol está em processo de recuperação ambiental, em Canaã dos Carajás. A ação é resultante das atividades do Programa de Reconectividade Florestal desenvolvido pelo Projeto S11D. Em três anos de trabalho, o programa já soma mais de 180 mil mudas plantadas de espécies nativas como a castanheira, por exemplo, que já soma mais de 10 mil unidades.

O engenheiro florestal Mario Oliveira explica que o reflorestamento é realizado em áreas de pastagens adquiridas pela Vale. Segundo ele, parte dessas áreas foram protegidas para favorecer a recuperação por meio da metodologia conhecida como indução da regeneração natural. “Os pastos possuem um banco de sementes de grande diversidade, pois estão próximos à FLONA. A ação do vento possibilita a dispersão natural, o que é muito positivo para a conservação de espécies nativas da Amazônia” afirma o engenheiro.

O trabalho recebe apoio do Instituto Tecnológico Vale (ITV), com o acompanhamento do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

O Corredor Ecológico é resultante do Projeto de Reestabelecimento da Conectividade Florestal, parte integrante do Programa Básico Ambiental do S11D. O objetivo é criar um cinturão verde, interligando os fragmentos de florestas separadas por pastos.

O programa se estenderá por toda a implantação e operação do projeto Ferro Carajás S11D. A meta da empresa é recuperar mais de 3 mil hectares de floresta em dez anos.

 

Equipe de Redação do Portal Canaã com informações da Vale

Acompanhe as notícias no WhatsApp