S11D ‘abala’ as estruturas da balança comercial do país

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Foi dada a largada na disputa pelo topo da produção de minério de ferro no Brasil, atualmente comandada pelo município paraense de Parauapebas. Como a Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem) havia antecipado no começo deste ano, o município de Canaã dos Carajás daria um salto, e agora o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) acabou de confirmar que Canaã praticamente “atropelou” Marabá (já tinha feito isso em janeiro) e, também, Barcarena (em fevereiro). O motivo é simples: a entrada em operação do projeto S11D no final de 2016 e o seu avanço de produção desde então movimentaram as estruturas da balança comercial, mudando a posição de vários municípios, dentro e fora do Pará, para dar passagem à Canaã dos Carajás.

Hoje, Canaã segue firme rumo à liderança nacional das exportações no país. O avanço do município é verificado no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro.

Parauapebas, que outrora foi o 1º do Brasil em exportações, agora caiu para o 5º lugar. Já Canaã, que há dois anos era o 100º, agora subiu de maneira arrebatadora para a 14ª posição. Este ano, a conhecida “Terra Prometida” figura como o segundo município brasileiro que mais progride em transações comerciais, sendo superado apenas pelo gaúcho São José do Norte, que despontou em razão de plataforma da Petrobras.

  Canaã dos Carajás ganha 35 novos mototáxis

Com o ritmo crescente de Canaã, os municípios de Barcarena e Marabá foram empurrados um posição abaixo no ranking dos maiores exportadores. Barcarena, com sua poderosa indústria de alumínio, está na 16ª colocação, enquanto Marabá, que é o maior produtor de cobre do país e uma das maiores praças de carnes bovinas do estado, ocupa a 28ª colocação. (Assopem)



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas