Dezenas de pessoas se amontoam todos os dias em frente à Caixa Econômica Federal de Canaã dos Carajás. Pouco antes da agência abrir suas portas, jovens, idosos e até mulheres acompanhadas de crianças já aguardam por atendimento do lado de fora do prédio localizado na Av. Weyne Cavalcante, desrespeitando as orientações de prevenção das autoridades de saúde contra o novo coronavírus, que é o distanciamento entre pessoas.
Há duas semanas, uma reportagem do Portal Canaã, já havia denunciado o flagrante em frente o mesmo banco. [veja aqui]

Um dos fatores que influenciam o surgimento das aglomerações, é o auxílio de R$600 concedido pelo governo federal, onde o banco de referência é a Caixa Econômica Federal. Apesar da agência estipular normas internamente, as pessoas aguardam de forma aglomerada no lado externo.
Outro fator, é que Canaã dos Carajás segue com cenário menos alarmantes que alguns municípios. A cidade tem 1 casos confirmados de óbito, que segue sobre investigação de sua residência e, todos os casos suspeitos vem sendo descartados, até o momento.
Já aos bancos, de acordo com o artigo 12 do decreto estadual de número nº 609, de 16 de março de 2020, a recomendação é que os bancos estimulem que seus clientes a utilizar meios alternativos ao atendimento presencial, a fim de evitar a aglomeração de pessoas.