PROUNI: Canaã dos Carajás não oferece oportunidades e candidatos recorrem a outros municípios

A partir de hoje (19) até terça-feira (22) estão abertas as inscrições para o Prouni 2016. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni. Os candidatos que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiverem interesse em concorrer a bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, terão até às 23h59min (de Brasília/DF) da próxima sexta-feira, dia 22, para se inscreverem no site do Programa.

Neste processo seletivo do ProUni 2016 primeiro semestre, serão ofertadas 203.602 bolsas de estudo em faculdades particulares de todo o Brasil. O total ofertado nesta edição é 4% menor do que o número da mesma época do ano passado, quando foram disponibilizadas 213.113 bolsas. Por sua vez, o número de cursos deste primeiro semestre é maior do que em 2015, subindo de 30.549 para 30.931.

O que está acontecendo em Canaã dos Carajás é o velho dilema da falta de oportunidades acadêmicas. Candidatos do município devem recorrer a outros vizinhos que também não oferecem boas opções de cursos, ficando inviável para o estudante canaense.

Veja abaixo a constatação de que Canaã dos Carajás não está cadastrado no sistema, por não oferecer alternativas.

O Portal Canaã veiculou uma pesquisa para saber a opinião de acadêmicos no município, onde foram revelados os principais cursos de interesses  e 100% dos participantes mostraram o desejo particular de ter uma faculdade no município, veja abaixo os indicadores em gráficos:

ff (2)

Requisitos do ProUni 2016: quem pode se inscrever no Programa?

O ProUni é dedicado a estudantes de baixa renda que participaram do último Enem e conseguiram nota maior do que 450 pontos na média do Exame, sem ter zerado a redação. Para se inscrever, é necessário se encaixar em pelo menos uma das exigências:

  • Ser estudante egresso do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Ser estudante egresso da rede particular, desde que na condição de bolsista integral da própria instituição;
  • Ser estudante portador de deficiência;
  • Ser professor permanente do magistério em escola pública, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

Além disso, o candidato ainda precisa comprovar renda familiar bruta mensal. Para bolsas integrais, a renda do ProUni 2016 não pode ser maior do que um salário mínimo e meio por pessoa durante o mês. Por sua vez, o rendimento para bolsas parciais não pode superar três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados deste requisito os professores de magistério.

O resultado do ProUni 2016 primeira chamada será divulgado dia 25, segunda-feira. As matrículas dos aprovados deverão ser efetuadas até dia 01 de fevereiro. A segunda chamada acontecerá no dia 12, com matrícula até dia 18. A lista de espera ficará aberta entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *