PROUNI: Canaã dos Carajás não oferece oportunidades e candidatos recorrem a outros municípios

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

A partir de hoje (19) até terça-feira (22) estão abertas as inscrições para o Prouni 2016. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni. Os candidatos que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiverem interesse em concorrer a bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, terão até às 23h59min (de Brasília/DF) da próxima sexta-feira, dia 22, para se inscreverem no site do Programa.

Neste processo seletivo do ProUni 2016 primeiro semestre, serão ofertadas 203.602 bolsas de estudo em faculdades particulares de todo o Brasil. O total ofertado nesta edição é 4% menor do que o número da mesma época do ano passado, quando foram disponibilizadas 213.113 bolsas. Por sua vez, o número de cursos deste primeiro semestre é maior do que em 2015, subindo de 30.549 para 30.931.

O que está acontecendo em Canaã dos Carajás é o velho dilema da falta de oportunidades acadêmicas. Candidatos do município devem recorrer a outros vizinhos que também não oferecem boas opções de cursos, ficando inviável para o estudante canaense.

Veja abaixo a constatação de que Canaã dos Carajás não está cadastrado no sistema, por não oferecer alternativas.

  Surto de Coceira atinge escola de Canaã e alunos vão parar no hospital

O Portal Canaã veiculou uma pesquisa para saber a opinião de acadêmicos no município, onde foram revelados os principais cursos de interesses  e 100% dos participantes mostraram o desejo particular de ter uma faculdade no município, veja abaixo os indicadores em gráficos:

ff (2)

Requisitos do ProUni 2016: quem pode se inscrever no Programa?

O ProUni é dedicado a estudantes de baixa renda que participaram do último Enem e conseguiram nota maior do que 450 pontos na média do Exame, sem ter zerado a redação. Para se inscrever, é necessário se encaixar em pelo menos uma das exigências:

  • Ser estudante egresso do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Ser estudante egresso da rede particular, desde que na condição de bolsista integral da própria instituição;
  • Ser estudante portador de deficiência;
  • Ser professor permanente do magistério em escola pública, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

Além disso, o candidato ainda precisa comprovar renda familiar bruta mensal. Para bolsas integrais, a renda do ProUni 2016 não pode ser maior do que um salário mínimo e meio por pessoa durante o mês. Por sua vez, o rendimento para bolsas parciais não pode superar três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados deste requisito os professores de magistério.

  Surto de Coceira atinge escola de Canaã e alunos vão parar no hospital

O resultado do ProUni 2016 primeira chamada será divulgado dia 25, segunda-feira. As matrículas dos aprovados deverão ser efetuadas até dia 01 de fevereiro. A segunda chamada acontecerá no dia 12, com matrícula até dia 18. A lista de espera ficará aberta entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Redação do Portal Canaã



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas