Projeto Roda Familiar promove capacitação da rede de assistência social de Canaã dos Carajás

A Fundação Vale, Prefeitura Municipal e parceiros firmaram cooperação técnica em Canaã dos Carajás para implementar o projeto “Roda Familiar”. Por meio da iniciativa, diversas ações estão em execução para aprimorar políticas públicas e fortalecer a rede de proteção social no município.

Nessa semana, uma nova rodada de formação envolvendo os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foi realizada. A programação incluiu oficinas de mapeamento georreferenciado, com objetivo de construir mapas com dados de vulnerabilidades do território; reflexões sobre aprimoramento de fluxos de atendimento; suporte para o planejamento de ações para o próximo ano e oficina sobre segurança alimentar.

No encerramento da semana, os participantes foram certificados pela Pontíficia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro em Curso de Extensão da Estratégia Multidimensional de Enfrentamento da Pobreza e Trabalho Social com Famílias no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O curso foi uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes do projeto e contou com103 profissionais de todos os três CRAS do município.

“Antes, os acompanhamentos das famílias tinham um olhar maior sobre as concessões de benefícios eventuais sem ter tanto a visão para o todo. Com o projeto e a visão ampliada para as cinco dimensões que envolvem uma situação de pobreza (renda, educação, infraestrutura, saúde e nutrição) deram um norte para os profissionais terem um olhar mais aguçado e consequentemente, uma atuação mais técnica, ampla e eficiente para desenvolvimento socioeconômico das famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, explica a coordenadora do CRAS do bairro Novo Brasil, Maria Célia Moreira Costa.

As ações do projeto Roda Familiar tiveram início em 2023, por meio de parceria entre Vale, Fundação Vale, Secretaria de Desenvolvimento Social de Canaã dos Carajás (Semdes) e o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS). As empresas U&M e Instituto Sotreq também são parceiros investidores da iniciativa, que integra o compromisso público da Vale de atuar no enfrentamento à pobreza extrema. Em Canaã, 1.000 famílias são acompanhadas pelo projeto e pelas equipes da rede de assistência social do município.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News