Projeto de empresas que atuam na região assegura capacitação para mulheres motoristas de veículos truck em Canaã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

No Brasil, já são mais de 25,8 milhões de mulheres motoristas no trânsito. E elas seguem ampliando a direção. Em Canaã, 12 mulheres deram partida nessa semana para a conquista de uma nova habilitação: motoristas de veículos truck (caminhão), carretas, bitrens e rodotrens. O combustível para impulsionar essa carreira vem da parceria entre empresas que atuam na região: a Fernandes Amadeu, Sinobras, Transcidades e Vale.

“O objetivo é preparar mulheres para uma atuação com segurança e produtividade na operação de transportes, promover a diversidade e fomentar a mão de obra local para inserção no mercado”, diz a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Silvia Cunha.

Entre as 12 mulheres selecionadas para a capacitação está Gislene Nino, 30 anos. Praticamente nascida na cidade, está há 21 anos em Canaã. Já trabalhou como garçonete, doméstica, serviços gerais, agora atua como motorista de ônibus, e é na área de transporte que ela deseja crescer. “Eu sempre gostei dessa área e minha expectativa é me aperfeiçoar nessa área, estou inclusive fazendo uma faculdade de logística, e que aproveitar essa oportunidade que é e mais difícil para mulher, e é muito boa, para gente que trabalha na área e poder crescer ainda mais”, destaca Gislene.

  Quadrilhas estaduais esquentam fim de semana na Cidade Junina; veja fotos

De acordo com o Mapeamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) com base em informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o total de 25,8 milhões de condutoras corresponde a 35% do total de carteiras válidas no país. Entre os anos de 2013 e 2020, o crescimento no número de mulheres motoristas foi de 2,5%. Ainda segundo informações na página na internet da Abramet, o número de mulheres envolvidas em sinistros de trânsito é menor, conforme o Ministério da Saúde,: 82% das vítimas fatais são do gênero masculino.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas