Professora de Canaã dos Carajás desenvolve jogo inovador com abordagem antirracista

Na vanguarda da educação e tecnologia, a professora Maria Fernanda Silvano, de Canaã dos Carajás, deu vida a um projeto que une inovação e consciência social: World of Crystal. Este jogo de RPG (Role-Playing Game) busca promover a aprendizagem significativa ao integrar ensino de línguas, tecnologia e temas sociais como o antirracismo.

Conversamos com a professora, que compartilhou sua visão e trajetória:

“Sou amante de tecnologia e acredito que inserir essa ferramenta em sala de aula auxilia muito no aprendizado das crianças e adolescentes, pois colabora para um ambiente de ensino lúdico e atual. Fazemos com que o que ensinamos se torne atrativo aos jovens e falamos a linguagem deles.”

O projeto, desenvolvido com os alunos das escolas municipais Ronilton Aridal e João Nelson, vai além do ensino tradicional. Através da programação de jogos e narrativas envolventes, o World of Crystal explora questões fundamentais como diversidade, identidade e justiça social.

“Além de fortalecer o ensino de gramática, o projeto proporcionou a valorização da representação positiva da imagem negra. O jogo é composto por personagens negros, permitindo que jovens e adultos sintam esse pertencimento e comecem a visualizar o negro em diversos cenários atuais.”

Maria Fernanda Silvano é graduada em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia, com diversas especializações que incluem Metodologia de Ensino em Língua Inglesa e Psicologia da Educação. Desde 2020, quando iniciou sua jornada como professora em Canaã dos Carajás, ela tem levado reflexões profundas para a sala de aula.

Ela destaca que sua inspiração para o trabalho antirracista veio de uma palestra da ativista Angela Davis, na Reitoria da UFBA, em 2017. “Algo que me motivou muito foi essa palestra, que consolidou minha vontade de intensificar a luta antirracista por meio da educação.”

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News