Prefeitura e representantes de bares fecham acordo para redução da poluição sonora

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Representantes da prefeitura de Canaã dos Carajás e de bares e restaurantes do município acordaram, em reunião na manhã desta terça-feira (17), a adoção de medidas para a redução da poluição sonora no município, visando assegurar que os estabelecimentos sigam em funcionamento, mas não interfiram no direito do cidadão ao silêncio.

Foram convidados para o encontro representantes de 16 estabelecimentos comerciais, além do presidente da Associação Comercial e Industrial (Aciacca), Wender Damaceno. Pelo poder público, participaram o secretário de Meio Ambiente, Dionízio Coutinho, fiscais da pasta, o assessor Marcos Tavares e o procurador Charlos Melo.

Os donos de estabelecimentos se comprometeram a tomar medidas como a redução do volume do som e adequação de ambientes e equipamentos, quando necessário. Além disso, ficou acordada a realização de uma nova reunião, no prazo de um mês, para a reavaliação dos resultados e planejamento de novas ações.

A realização da reunião se fez necessária devido ao aumento de reclamações de poluição sonora e de autuações por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nos últimos meses. “Ficamos dois anos com muita restrição de funcionamento, devido à pandemia, e nesse retorno entendemos que há um desejo da população de extravasar, mas não podemos ultrapassar os limites do que atrapalha o cidadão e devemos chegar a um consenso”, argumentou o secretário de Meio Ambiente.

  [Atualizada] Acidente Fatal com duas vítimas é registrado em Canaã dos Carajás

Marcos Tavares ressaltou que a reunião visou justamente a construção de um consenso para evitar medidas mais duras por parte do poder público. “O governo tem um olhar especial para quem produz e trabalha, e não queremos criar obstáculos. Por outro lado, temos uma legislação e o direito do cidadão, que tem que ser preservado”, argumentou.

O assessor ainda destacou aos presentes que a prefeitura tem recursos disponível para financiamento, por meio do Fundo de Desenvolvimento Sustentável, que podem ser utilizados para adaptações na acústica de bares e restaurantes, afim de reduzir os transtornos de poluição sonora.

Já o procurador Charlos Melo lembrou do apoio e compreensão que a prefeitura teve dos empresários durante o período mais duro da pandemia de Covid-19. “Nos reunimos muitas vezes e conseguimos encontrar consenso, que é o que a gente também busca agora”, disse.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas