O pesadelo de Rosa Maria dos Santos começou há cerca de dois meses, quando ele decidiu deixar Pindaré Mirim (MA), para procurar emprego em Canaã dos Carajás (MA). Antes de mudar-se, um homem identificado como Ernando Amaro da Costa, a quem ela tinha como amigo, disse estar apaixonado por ela, mas, sem ser correspondido, o homem de 38 anos passou a persegui-la. “Eu disse pra ele que só queria a sua amizade e nada mais. No início, ele falou que estava tudo bem, que compreendia e que seriamos somente amigos. Mas depois que eu viajei para cá foi que começou o meu tormento. Ele disse que eu não dei satisfação para ele, que se sentiu traído e desde então começou a me ameaçar. Eu tive que bloquear ele de todas as minhas redes sociais porque já estava demais. Eu sempre deixei bem claro que o que havia entre nós era somente amizade e nada mais, mas ele começou a dizer que se não fosse eu, não seria ninguém”.
Ernando não se conformava com a partida de Rosa e passou fazer diversas acusações contra a jovem de 28 anos. Nas redes sociais, o homem passou a compartilhar uma foto de Rosa acompanhada de um áudio afirmando que ela era portadora de vírus HIV e que seu único objetivo era infectar outras pessoas. As mídias rapidamente viralizaram por grupos de mensagens instantâneas do Estado do Maranhão e do Pará. “Olha, essa mulher é maranhense, ela já morou em Porto velho, em Manaus, agora ela está no Pará. Ela tem esse rosto bonito, mas ela tem um defeito, ela seduz os homens e ela tem o vírus da Aids. A vida dela é andar pelo país afora infectando os homens. Ela acaba ficando com os homens para transmitir o vírus e hoje ela está aí no Pará, então, se vocês virem essa foto, vocês comuniquem a todos, divulguem, espalhem essa foto”, diz um dos áudios.
Em outra mídia, Ernando ameaça tirar a própria vida. “Eu nunca pedi para aquela cidadã se aproximar de mim e viver do meu lado quinem ela vivia intensamente. Eu nunca fui moleque para ela, eu fui homem, eu nunca trisquei a mão nela, sempre esperando ela me dar uma chance, mas ela só me iludiu e agora eu estou aqui sofrendo por culpa dela. Todo mundo vai saber da história do cara bobo que se apaixonou pela menina do interior que pegou e me iludiu. E estou me maltratando aqui por culpa dela, ela que me fez mal. Eu quero dar fim na minha hoje por culpa dela e todo mundo vai saber que a culpada foi ela.
O homem também passou a fazer ameaças contra Rosa, caso ela não retornasse para sua cidade natal. “Ou ela volta ou eu vou atrás dela lá onde ela tá, em dois dias eu acho ela lá. Se ela não voltar até segunda-feira e se eu não morrer hoje, eu vou atrás dela lá no Pará, nem que eu seja preso por lá, mas eu vou atrás dela”.
Por conta das falsas informações, Rosa foi obrigada a fazer exames e desmentir o ex amigo, além de também procurar a delegacia de Polícia Civil de Canaã dos Carajás para registrar um Boletim de Ocorrência. “Ele passou a procurar a minha família e meus amigos para mandar recado pra mim. Ele dizia que ia fazer barbaridades comigo, que iria me matar se eu não voltasse para ele, ele fala como se a gente tivesse algum tipo de relacionamento, mas nós nunca tivemos nada”.
Nas redes sociais, a mulher passou a sofrer diversos ataques. As pessoas estão me julgando e me condenando, falando palavras muito pesadas, e tudo isso sem ao menos procurar me conhecer, conhecer um outro lado dessa história. Eu não sou esse tipo de pessoas que estão pensando, eu não tenho essa doença, eu nunca morei nesses lugares que ele falou. Eu fiz o exame, não porque eu tinha dúvidas quanto a minha saúde, mas para comprovar que eu não tenho o vírus do HIV, e foi confirmado que eu não sou portadora do vírus.
Com o auxílio de um advogado, Rosa irá processar Ernando por calunia, difamação e danos morais.