POLÊMICA: Após perder contrato, Colégio Equipe consegue liminar e tenta voltar ao prédio já ocupado

Escola apareceu com liminar e mineradora estava com a reintegração de posse do prédio
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Colégio Equipe em Canaã dos Carajás Foto: Rafa Ferreira

(GazetaCarajás) – A novela envolvendo o Colégio Equipe de Canaã dos Carajás, mineradora Vale e a escola Primeiro Mundo parece longe de ter fim e ganhou um novo capítulo neste sábado (22). A direção do Equipe conseguiu uma liminar na justiça paraense que garante a continuidade do contrato da empresa com a Vale.

Em posse deste documento, a direção da escola ocupou o prédio onde funciona a escola e começou a trabalhar na sexta-feira (21). Pelas redes sociais, a empresa convocou ex-colaboradores, que cumpriram aviso prévio, e anunciou que que já faz o planejamento para o ano letivo de 2022. Os profissionais da escola Primeiro Mundo foram informados da liminar e, já tendo contrato firmado com a Vale, permaneceram na escola, trabalhando em uma única sala.

Ao longo de toda a sexta-feira (21), as duas empresas ocuparam o prédio simultaneamente, trabalhando.

Neste sábado (22), a surpresa: a direção do Equipe e ex-colaboradores convocados chegaram para trabalhar e deram de cara com os portões fechados por grossas correntes. Ninguém poderia entrar.

Os profissionais ficaram do lado de fora, aguardando informações. A Vale mandou segurança para o local e tinha, em mãos, um pedido de reintegração de posse da escola. A direção da empresa Primeiro Mundo não esteve no local pela manhã.

  Curso de pilotagem e criação de Drone é novidade em Canaã dos Carajás

Roberto Elleres, que faz parte do coordenação do Equipe, esteve na porta do prédio pela manhã e afirmou que o contrato firmado entre Vale e Primeiro Mundo é irregular, pois não cumpriu trâmites legais. “Diante disso, a justiça expediu essa liminar. A Vale e essa escola que pertence ao Grupo Inspira estão impedindo a gente de trabalhar. É uma determinação judicial que eles estão descumprindo.”

Roberto afirmou que pais, alunos e professores estão passando por constrangimento. “Nossos funcionários estão no sol esperando para trabalhar. Eles só querem isso: trabalhar. Os pais estão chegando para fazer matrícula e nada.”

Segundo o próprio Equipe, a escola começaria a fazer matrículas neste sábado e iniciaria as aulas na quarta-feira (26). “Tudo o que está dentro desse prédio pertence ao Equipe. A Vale não tem nada aí” explica Roberto.

Mas essa história tem, pelo menos, dois lados. A Vale foi procurada e enviou nota sobre o caso.

Nota da Vale
A Vale informa que o contrato com o Colégio Equipe foi encerrado em dezembro de 2021, fato de conhecimento da instituição. A Vale já conta com o Centro Educacional Primeiro Mundo, contratado para gerir as operações da escola a partir de 2022.

A Vale reitera que seguirá trabalhando para que a situação se esclareça e para viabilizar o início do ano letivo normalmente.

A Escola Primeiro Mundo também foi procurada e enviou uma nota sobre a situação.

  Torneio de Xadrez reúne praticantes de todas as idades em Canaã dos Carajás

Nota da Escola vencedora

O Centro Educacional Primeiro Mundo, uma das melhores escolas do país, vencedor da concorrência para conduzir as operações do colégio a partir de 2022, seguirá com o propósito de atender as famílias com a reconhecida excelência dos serviços prestados. Reitera ainda que tem plena confiança na contratante e a certeza de que problemas externos não comprometerão o início do ano letivo.

Ainda neste sábado, a direção do Equipe afirmou que as autoridades policiais do município atenderam a solicitação da escola e vão cumprir a determinação judicial. Minutos antes do fechamento desta matéria, a direção afirmou que a polícia estava em direção a escola para cumprir a liminar. De acordo com eles, a esperança é retomar o prédio hoje e voltar a trabalhar amanhã (23).

Em meio a uma queda de braço que parece longe do fim, quem perde é a comunidade escolar, que segue na incerteza de quando as aulas vão começar e se perderam dinheiro ao fazer matrículas na Escola Primeiro Mundo.

Atualização: 12h12

Neste domingo (23) a Escola Primeiro Mundo enviou uma nota ao Portal Canaã com novas atualizações sobre o assunto. Confira abaixo a nota na íntegra.

O Centro Educacional Primeiro Mundo, escola que há 30 anos se destaca pela excelência e seriedade com a qual atende suas famílias e alunos, esclarece que foi vencedora no processo de concorrência e, portanto, é a única escola contratada pela Vale para prestar os serviços educacionais e atender os alunos da unidade de Canaã dos Carajás. Reforça ainda que não recebeu nenhuma decisão judicial que indique algo diferente.

Por ordem da autoridade policial local, o Centro Educacional Primeiro Mundo autorizou a entrada dos profissionais do colégio Equipe no dia de hoje e informa que, a partir de segunda feira, a fim de evitar constrangimentos, atenderá seus alunos e famílias na ACIACCA, Rua do Bosque s/n; parque dos Ipês, em caráter temporário. Será um prazer receber as famílias para apresentar o projeto de ensino e solucionar quaisquer dúvidas.

O Centro Educacional reitera que o início das aulas e implantação da escola segue o mesmo planejamento e cronogramas já divulgados.

 

  Colisão envolvendo carro e moto em cruzamento deixa vítima em Canaã



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas