Placas de ‘aluga-se’ e ‘vende-se’ dão o tom de dependência da mineração em Canaã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Em um município fortemente dependente da mineração em que a atividade emprega direta ou indiretamente grande parte dos moradores, com o termino da implantação do Complexo S11D Eliezer Batista é crescente o número de placas e faixas de “aluga-se” ou “vende-se” em imóveis comerciais da cidade de Canaã dos Carajás.

O número de lojas que fecham as portas só aumenta num cenário de dependência da mineração, que afeta entre outros setores o comércio e por consequência o imobiliário. A tendência negativa é claramente percebida no centro da cidade, a importante Avenida Weyne Cavalcante, dispõe de vários imóveis comerciais com faixas de “aluga-se” ou “vende-se”.

Conhecida nacionalmente pelo potencial mineral, a cidade perdeu sua força devido a dependência da mineração. Segundo os moradores de Canaã dos Carajás, faltou parcerias para instalação de industrias, faculdades e incentivos a agropecuária e cooperativas durante a fase de implantação do maior investimento privado realizado no Brasil nesta década o Complexo S11D Eliezer Batista.

Outra dificuldade visível está para os donos de imóveis residenciais que investiram em construção durante a alta da implantação do projeto, hoje e comum ver loteamentos “enfeitados” de placas de “aluga-se” ou “vende-se”. Percebe-se também a grande queda no valor cobrado pelo aluguel, uma casa com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro social e garagem, antes não era alugada por menos de R$1.500, no cenário atual imóvel no mesmo  padrão é possível alugar por um pouco mais dá metade desse valor. A reportagem do site Portal Canaã percorreu centros comerciais de vários pontos da cidade e constatou que a crise está por toda parte.

  Vale seleciona estagiários para Canaã, Parauapebas e outras 3 cidades

Reportagem/Portal Canaã

 

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas