A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC), espaço do Instituto Cultural Vale na Amazônia Legal, é um local importante de promoção e preservação da cultura paraense, onde mantém uma escola de arte-educação com aulas de música, dança e teatro, atendendo cerca de 500 pessoas. Mensalmente promove exposições, oficinas, workshops, palestras e espetáculos diversos e, neste mês, a programação está repleta de atividades. Confira, inscreva-se e participe.
Palestra “Narrativas Amazônicas no Teatro”
Dia 08, quinta-feira, às 19 horas, na CCCC, tem palestra e leitura crítica com o pesquisador de artes cênicas, Otávio Nascimento, sobre as narrativas que envolvem os elementos sobre identidade, costumes e a formação histórica da Amazônia, no contexto da dramaturgia contemporânea. O artista aborda a construção de modelos, convenções e procedimentos teatrais vigentes, dialogando com a problemática dos rótulos de “arte regional” e o reforço de estereótipos, quando se fala da produção simbólica acerca do território amazônico. É gratuita, aberta a toda comunidade, e mais informações no número (94) 99160-8186.
Espetáculo teatral “Lugar da Chuva”
O espetáculo promete encantar o público nos dias 09 e 10, sexta e sábado, às 19h30, com bilheteria aberta às 18h. Criado a partir do intercâmbio criativo entre o coletivo amapaense Frêmito Teatro e o Agrupamento Cynétiko, formado por artistas paulistas, a peça conta a trajetória de dois viajantes que navegam por terras amapaenses, apresentando uma visão sobre o Amapá tanto do ponto de vista de quem é nativo quanto do olhar “de fora”, buscando um lugar de troca onde se possa construir a reflexão. Evento gratuito e mais informações no número (94) 99160-8186.
Inscrições no Edital Apoia 2024
Oficina de Samba
Já nos dias 20, 21 e 22, de terça a quinta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, a Casa da Cultura recebe a oficina ministrada pela artista e coreógrafa com mais de 20 anos de experiência, Andressa Brandão. Pensada para o público iniciante ou intermediário que deseja aprimorar a prática da linguagem em dança, a oficina desenvolve técnicas e dinâmicas de improvisação, memorização e/ou interação em grupos com práticas de refinamento coreográfico aplicadas à dramaturgia do corpo. Informações no número (94) 99220-3451.
Com todas essas atividades, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás se firma no circuito artístico com programação que fomenta, valoriza e incentiva a arte paraense para além dos grandes centros e região metropolitana.
Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.