Onça-preta é flagrada na Portaria do S11D, em Canaã dos Carajás

Empregados ficaram assustados com a presença do animal. Empregados registraram com uma câmera de aparelho celular o animal caminhando durante a tarde desta sexta-feira (24).

Uma onça-preta foi flagrada andando em uma área nas proximidades da Portaria do Complexo S11D Eliezer Batista, o maior complexo minerador da história da Vale, em Canaã dos Carajás. Empregados registraram com uma câmera de aparelho celular o animal caminhando durante a tarde desta sexta-feira (24). Imagens foram enviadas à redação do site Portal Canaã.

A cena deixou os empregados assustados. A onça-preta é da mesma espécie da onça-pintada. Extremamente ameaçada de extinção, a espécie é considerada o maior felino das Américas e tem na Floresta Nacional (Flona) de Carajás um dos seus últimos refúgios no bioma.

Uma área verdinha, rodeada de árvores nativas da Amazônia. É esse o legado ambiental que o Complexo S11D Eliezer Batista, localizado em Canaã dos Carajás, pretende deixar. Afinal, valores como sustentabilidade e revalorização do meio ambiente integram o escopo da construção do projeto. Em poucos meses, uma área próxima ao S11D, equivalente a 70 campos de futebol e que estava degradada ou ocupada por pastos, será completamente revitalizada. Serão plantadas na região 170 mil mudas nativas da Amazônia.

Segundo a mineradora Vale, ainda com o objetivo de preservar o meio ambiente, somente três dos 101 quilômetros de linha do novo ramal ferroviário passam pela floresta. Sem contar ainda com a construção de quatro pontes suspensas sobre rios da região, para que não se perca a conectividade florestal entre os dois lados da linha férrea.

Reportagem/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário