Onça-preta é flagrada na Portaria do S11D, em Canaã dos Carajás

Empregados ficaram assustados com a presença do animal. Empregados registraram com uma câmera de aparelho celular o animal caminhando durante a tarde desta sexta-feira (24).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Uma onça-preta foi flagrada andando em uma área nas proximidades da Portaria do Complexo S11D Eliezer Batista, o maior complexo minerador da história da Vale, em Canaã dos Carajás. Empregados registraram com uma câmera de aparelho celular o animal caminhando durante a tarde desta sexta-feira (24). Imagens foram enviadas à redação do site Portal Canaã.

A cena deixou os empregados assustados. A onça-preta é da mesma espécie da onça-pintada. Extremamente ameaçada de extinção, a espécie é considerada o maior felino das Américas e tem na Floresta Nacional (Flona) de Carajás um dos seus últimos refúgios no bioma.

Uma área verdinha, rodeada de árvores nativas da Amazônia. É esse o legado ambiental que o Complexo S11D Eliezer Batista, localizado em Canaã dos Carajás, pretende deixar. Afinal, valores como sustentabilidade e revalorização do meio ambiente integram o escopo da construção do projeto. Em poucos meses, uma área próxima ao S11D, equivalente a 70 campos de futebol e que estava degradada ou ocupada por pastos, será completamente revitalizada. Serão plantadas na região 170 mil mudas nativas da Amazônia.

Segundo a mineradora Vale, ainda com o objetivo de preservar o meio ambiente, somente três dos 101 quilômetros de linha do novo ramal ferroviário passam pela floresta. Sem contar ainda com a construção de quatro pontes suspensas sobre rios da região, para que não se perca a conectividade florestal entre os dois lados da linha férrea.

  Surto de Coceira atinge escola de Canaã e alunos vão parar no hospital

Reportagem/Portal Canaã



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas