Desde as primeiras horas da amanhã desta quarta-feira(31), agentes da Polícia Federal fazem operação (águas turvas) de busca e apreensão na região de Canaã dos Carajás. Em reportagem anterior divulgamos vídeos que mostram a destruição deixada pelos agentes.
A operação Águas Turvas foi deflagrada com participação de mais de 100 policiais federais, policiais rodoviários federais e servidores da ANM, do IBAMA e do ICMBio.
O Portal Canaã, obteve com exclusividade, mais vídeos e fotos dos momentos após a operação da força policia em área conhecida como Cristalino, próximo a Vila Planalto.
A PF realizou sobrevoos ao longo do rio Parauapebas, onde encontraram inúmeras máquinas (retroescavadeiras, caminhões e outras), vários pontos de extração ilegal de minérios (predominantemente ouro, em menor quantidade, cobre) e modificação severa da cor dos rios – indicativo de atividade intensa de garimpagem.
As áreas de garimpo ilegal são próximo aos rios Cupu e Rio Verde, afluentes do rio Parauapebas.
Confira as fotos abaixo que mostram estruturas e maquinários sob chamas.
Em outro vídeo, obtido pelo Portal Canaã, foi registrado uma PC Escavadeira no momento em que estava sendo carbonizada.
Gerador é queimado na operação dos federais. Veja abaixo.
[irp][irp]
Canaã dos Carajás é um dos berços de jazidas de ouro e cobre e a prática de garimpos clandestinos. A exploração informal vem aquecendo a busca por riquezas e a economia local.
Não é a primeira vez que a PF realiza esse tipo de operação na região, em Outubro de 2021, o órgão também esteve em Canaã fechando garimpos. Em Abril do corrente ano, a PF, esteve mais uma vez desmobilizando estruturas na região