Movimenta Cultura oferece 60 vagas para oficinas gratuitas em Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás (PA)

Em janeiro, o Movimenta Cultura abre inscrições no município de Canaã dos Carajás (PA) para 60 vagas, distribuídas em quatro oficinas gratuitas, para quem trabalha ou deseja trabalhar na área cultural, são elas: Território e Cultura: Reconhecendo o nosso espaço; Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos; Estratégias de Marketing Digital para a Cultura; e Elaboração de Projetos Culturais Módulo 2. Os interessados devem fazer sua inscrição no formulário on-line específico de cada oficina e podem tirar dúvidas pelo WhatsApp (99) 98174-5610.

Promovido pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz – MA) e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Movimenta Cultura oferece atividades em cinco estados brasileiros, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, contemplando Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas. Ao todo, 25 municípios serão atendidos, com a oferta de oficinas que acontecem até março de 2024. No Pará, o projeto já passou pelas cidades de Belém, Parauapebas, Marabá e Serra Pelada.

 Oficinas em Canaã dos Carajás

Cada oficina oferece uma oportunidade única de explorar diferentes aspectos culturais, desde aprofundar os conhecimentos sobre o território onde se vive até estratégias para atuar no mundo digital e na gestão de projetos. Todas as quatro oficinas serão realizadas no horário noturno, das 19h às 22h30h, na Casa de Cultura (Rua das Esmeraldas, 141 – Bairro Jardim das Palmeiras).

Em Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço, os alunos irão explorar as diversas potências dos seus territórios, como patrimônio material e imaterial, grupos culturais e empreendimentos artísticos, além de aprenderem sobre estratégias de desenvolvimento para as comunidades onde desejam atuar. As aulas acontecem de 8 a 12 de janeiro de 2024.  Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de janeiro de 2024, preenchendo o formulário disponível no link https://forms.gle/sCgAeUaEzKPGUMKp7.  A oficina será ministrada por Francisca Prates, cientista social e mestre em Ciências da Educação, com vasta experiência em projetos socioambientais e culturais.

Já as inscrições para a oficina Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos ocorrerá até o dia 9 de janeiro de 2024, em formulário disponível no link https://forms.gle/T5bD8g3rvQPkUWt86. Ministrada por Priscila Lobo, mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade, a oficina vai abordar a criação colaborativa de propostas culturais e planejamento de projetos com a utilização do Design Thinking. As aulas acontecem entre os dias 15 a 19 de janeiro de 2024.

Exploração de branding, storytelling e marketing digital para a criação de uma marca impactante são alguns dos assuntos que serão trabalhados na oficina Estratégias de Marketing Digital para a Cultura, que acontece de 22 a 26 de janeiro de 2024. As inscrições ficam disponíveis até o dia 9 de janeiro de 2024, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/tbdwgQZo25DHJRWX7. A professora Ana Carolina A. Souza, especialista em Comunicação e Mídia, é quem vai ministrar a oficina.

E quem participou do Módulo 1 da oficina de Elaboração de Projetos Culturais poderá se inscrever para o Módulo 2 até 23 de janeiro de 2024, preenchendo o formulário no link  https://forms.gle/LPkbXtDvk9QVdiCk7. A oficina será ministrada por Mariana Pinheiro, gestora cultural com vasta experiência em projetos audiovisuais. Durante as aulas, ela fará uma exploração detalhada da execução, gestão e prestação de contas de projetos culturais.

Movimenta Cultura

Ao circular de forma descentralizada, o Movimenta Cultura auxilia no crescimento e na descentralização das políticas públicas e dos investimentos de incentivo fiscal em diferentes regiões do país. O projeto é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Sobre o Centro Cultural Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o poder público, setor privado, sociedade civil e indivíduos atuantes no Maranhão. Para acompanhar todas as ações, acesse as redes sociais instagram.com/centroculturaltatajuba e facebook.com/centroculturaltatajuba

Mais informações pelos canais do projeto: instagram.com/movimenta.cultura, facebook.com/projetomovimentacultura e linktr.ee/movimenta.cultura.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *