Moradores do assentamento, Nova Jerusalém, estão no prédio da prefeitura de Canaã dos Carajás nesta segunda-feira (24). Segundo os assentados, necessitam de uma assinatura para comprovação que são moradores da cidade, para que o Instituto de Desenvolvimento Social e Econômico Sul Paraense (IDESP), desenvolva a construção das casas na zona rural.
Em busca de uma solução para a questão habitacional, os assentados ocuparam o prédio da prefeitura utilizando cartazes, solicitando reconhecimento. “Trabalhadores rurais que não tem reconhecimento por falta de uma assinatura. ”, relataram em cartazes.
A reportagem do Portal Canaã conversou com um dos assentados que informou que ainda estão aguardando um posicionamento do prefeito Jeová Andrade (PMDB). Em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura informaram que estão elaborando uma nota para a imprensa.
Segundo informações do Instituto de Desenvolvimento Social e Econômico Sul Paraense (IDESP) o Projeto Nova Jerusalém irá contemplar 100 famílias, dividido em duas etapas, parceria firmada entre a Associação Nova Jerusalém e a Agência Canaã.
Ainda segundo o instituto o projeto foi iniciado com a seleção das famílias , em visita feita pela Assistência Social do IDESP, onde foram priorizadas aquelas famílias que se encontram em vulnerabilidade habitacional.
Atualização 11h26
Depois das reivindicações, o prefeito de Canaã, Jeová Andrade assinou a declaração de residência para os agricultores da Vila Nova Jerusalém.
Reportagem/Portal Canaã