Morador de Canaã já pode solicitar serviço por aplicativo Conecta Canaã

O cidadão de Canaã dos Carajás já pode utilizar o celular para solicitar serviços como tapa-buraco, troca de iluminação pública, além de informar sobre crimes ambientais, poluição sonora, estacionamento irregular, questões relativas ao Código de Posturas e à Ouvidoria.

Tudo isso já é possível pelo aplicativo Conecta Canaã, lançado oficialmente em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (5), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O aplicativo é parte das ações do projeto Smart City, que visa transformar Canaã em uma das primeiras cidades inteligentes do país, por meio do uso das novas tecnologias.

Os usuários já podem fazer o download da aplicação em smartphones com sistemas operacionais Android ou IOS. No entanto, em um primeiro momento, o sistema estará em fase de testes, podendo ocorrer ajustes nos próximos meses. A ideia é que, em breve, outros serviços possam ser acessados ou solicitados por ele.

Esse é o resgate de um compromisso nosso, de aproximar a população do governo, e transformar Canaã em referência em qualidade de vida”, afirmou a prefeita Josemira Gadelha, durante o lançamento. “Queremos que, em breve, nosso município seja vendedor de tecnologia e não mais comprador”, completou.

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Zito Augusto, ressaltou que o atendimento aos serviços disponíveis será um grande desafio, mas “é preciso se adaptar às necessidades das novas tecnologias”.

Também participou do lançamento o vereador Webert Felipe, autor de uma indicação na Câmara para a aplicação, e secretários municipais.

Funcionamento do app

A utilização do Conecta Canaã é bem simples. Depois de baixar o aplicativo, o usuário pode escolher fazer a solicitação com ou sem cadastro, e então clicar em solicitar serviço.

Em seguida, o basta selecionar o serviço, colocar uma descrição e marcar se está ou não no local do trabalho que precisa ser executado. Depois é só inserir uma foto, selecionar o seu bairro e enviar a solicitação.

A partir daí, a solicitação vai ser recebida pela Secretaria responsável, e também pela ouvidoria e Controladoria, que vão acompanhar. O cidadão também pode acompanhar o andamento da sua solicitação pelo aplicativo. Assim que a solicitação for atendida, a informação vai aparecer para quem solicitou.

Veja os serviços já disponíveis no Conecta Canaã

  SEMOB

– Buraco na Via

– Iluminação Pública

SEMMA

– Queimadas em Áreas Verdes

– Crime Contra Fauna/Flora

– Corte/Pode de Árvores

– Resgate de Animais Silvestres

– Poluição Sonora

SEMSPUV

Estacionamento Irregular

Placa Danificada

Obstrução de Via

Congestionamento

Sugestões Trânsito

COD POSTURA

– Água na Pia (água Servida)

– Entulho Acumulado

– Ocupação de Logradouro Público

OUVIDORIA

– Ouvidoria Municipal

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário