Mineradora Vale entrega sede para Associação de Artesãos de Canaã dos Carajás

Após quase duas décadas de criação e funcionamento, a Associação de Artesãos e Artesãs Solidários de Canaã dos Carajás, que reúne hoje cerca de 60 profissionais locais, recebe, enfim, sua sede própria. O prédio de dois andares localizado no bairro Novo Horizonte 1 foi construído com apoio da Vale e entregue oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 22/11.

Aguida Teixeira Reis Silva, atual presidente da Associação, conta que, quando criança, fazia as roupinhas de suas bonecas e já se imaginava trabalhando com costura. Hoje, para ela, as conquistas com a Associação representam também esse sonho realizado. “Essa associação representa muita coisa na vida dos associados e na minha vida. Agora não pagamos mais aluguel, não teremos mais que ficar mudando, temos um lugar fixo para trabalhar, para vender e, assim, continuar a ajudar na renda das nossas casas. Faz parte de um sonho sendo realizado”, diz a presidente.

Ao longo dos últimos anos, foram 25 mudanças de casa conta Juciaria Sousa, coordenadora e fundadora da Associação. “Estamos muito felizes com a sede própria. Mudamos em 19 anos, 25 vezes, por isso, hoje é só alegria para todas as associadas e gratidão a todos os parceiros”, diz Juciaria.

Segundo o Diretor de Gestão de Territórios da Vale, Marcelo Klein, um dos objetivos da empresa com a entrega é o fortalecimento da cadeia produtiva de costura na região. “Estamos muito felizes com mais essas entrega. Temos feito investimentos para o desenvolvimento de comunidades e associações para que se tornem cada vez mais autônomas e sustentáveis, com o objetivo de fortalecer outras vocações econômicas, para além da mineração. Vocações com potencial para contribuir com o crescimento cada vez mais próspero de Canaã e que têm aqui na região talentos como os profissionais da área de costura e artesanato”, afirma Klein.

Além da Associação, a rede de costura do município conta com empreendedores das comunidades da Vila Planalto, Feitosa, Bom Jesus, Nova Jerusalém e PA Américo Santana, que tiveram projetos sociais apoiados também pela empresa.

A Associação dos Artesãos foi criada em 2005 e atua com costura desde reparos a roupas de festa, com artesanato em bordado, crochê, pintura em tela e macramê e ainda com produtos alimentícios.

O prédio entregue hoje à Associação dispõe de auditório, sala para treinamento, copa, cozinha, loja e escritório. A planta do projeto foi elaborada pela prefeitura municipal e a construção realizada pela empresa local Modo Engenharia com recursos da Vale em terreno doado por morador de Canaã, um dos pioneiros na cidade, Valdivino Gustavo. A sede própria está localizada na rua Niquelândia, lote 10, quadra 43, bairro Novo Horizonte 1.

Prestigiaram a inauguração da sede, as associadas, a secretária Municipal de Assistência Social, Agna Maria, representando a prefeitura e o vereador Anuar Filho, entre outros presentes.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *