Visando discutir políticas públicas para fomentar o desenvolvimento da região, o Encontro Regional de Turismo Região Carajás teve uma extensa programação, iniciada na última quinta-feira (27). Autoridades de 12 municípios do Sul e do Sudeste do Pará participaram do simpósio, na tenda bolha do Festival Gastronômico 2023.
O evento foi concluído no último sábado (29) e contou com painéis de apresentação com especialistas de diversos municípios e visitas aos pontos turísticos canaenses. Durante a cerimônia de abertura, a prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, apresentou as ações e investimentos do município para desenvolver o turismo, por meio do programa “Canaã de Braços Abertos”, iniciativa que vai coordenar os esforços da gestão nesse sentido.
“É importante considerar investir no turismo para desenvolvimento regional, para um município complementar o outro. As pessoas precisam chegar na região e encontrar qualidade de vida, sentir que, se elas precisarem de algum serviço de saúde, por exemplo, serão bem atendidas. Por isso, aqui em Canaã, nós investimos em infraestrutura, em capacitação profissional e em muitos outros aspectos, porque, se queremos receber as pessoas, precisamos estar prontos para isso.”, afirmou.
Durante a apresentação, a prefeita Josemira destacou o programa Construindo o Amanhã, que está com várias obras em andamento e já está transformando o município em uma referência em infraestrutura de urbanização, saúde, educação e transporte.
Com um incrementado pacote de obras turísticas, Josemira apresentou os projetos para a construção de quatro parques que, além de serem sustentáveis, terão a acessibilidade e a inclusão como prioridade. Um exemplo é o Parque Ecológico, que será um espaço de visitação sensorial. “Canaã é uma cidade que recebe e que acolhe a todos. Entretanto, nós precisamos considerar fazer isso de maneira inclusiva, garantindo acessibilidade para a população em todos os espaços.”, disse a prefeita.
A capacitação profissional foi um dos aspectos importantes abordados pela prefeita Josemira Gadelha, que apresentou os planos de profissionalização que serão implementados no município. “Nós queremos oferecer cursos, inclusive de inglês, para que o atendimento em Canaã tenha nível global.”, disse.
Ainda em sua fala, Josemira revelou que o aeroporto canaense é realidade e está em fase de estudos preliminares junto aos órgãos competentes. “Vamos ter aqui a obra do aeroporto, com voos comerciais e de cargas especiais. Além de beneficiar os moradores locais, poderemos atrair novos negócios para o município.”, afirmou.
Em outubro de 2022, autoridades e representantes da Infraero realizaram uma reunião para discutir a elaboração de um plano de construção para o aeroporto da cidade. Representantes de companhias aéreas, como Azul e GOL, empresários do município e representantes da sociedade civil estiveram presentes para acompanhar de perto os próximos passos deste grande projeto.
Governo do Estado, municípios e sociedade civil reafirmam compromisso para desenvolver turismo na região
Para a realização de políticas públicas, Canaã conta com os municípios e, também, com o Governo do Estado do Pará. E o representante da Secretaria Regional de Governo, Adenilson Godinho, destacou a importância de planejar o desenvolvimento econômico, tendo em vista que os ciclos são finitos.
“Investir no potencial turístico é uma maneira de garantir a geração de emprego e renda. O governador costuma dizer que o turismo é uma economia que não polui e isso é uma preparação para diversificar o turismo para que ele seja realidade em todo o estado. Porque a região de Carajás possui belezas naturais, a qual são a base para atrair investimentos”, ressaltou.
Para a gerente regional do Sebrae, Ana Suzi Rego, a iniciativa da Prefeitura de Canaã dos Carajás é um exemplo de incentivo, principalmente para os empreendedores dos setores que fazem parte do turismo. “A gente precisa entender que o turista, o consumidor está mudando, as tendências atuais estão mudando. Então, as pessoas querem fazer mais com menos tempo, com menos recurso. Temos uma região que favorece você visitar Canaã, Parauapebas, Marabá, que é, inclusive, uma porta de entrada. Então, por que não convidar o turista a fazer esse circuito e conhecer todos os locais? Por isso a importância da regionalização.”, disse.
Texto: Fabiane Barbosa