“Começamos o ano com muita garra, fé em Deus, vontade de trabalhar e muito grata à Deus pelas realizações em 2022”. Assim a prefeita Josemira Gadelha iniciou seu discurso, na sessão de abertura do ano de 2023 na Câmara de Vereadores do município, na noite desta terça-feira (7).
Entre as principais ações do ano, a prefeita destacou a construção de quase 100 km entre redes de água e esgoto no município, e de mais 46 Km de asfalto, sendo 17 km na zona urbana e quase 30 Km na zona rural. “Também estamos fazendo a Transcanadá, uma importante rodovia que dará acesso à PA-279, e a Transjussara, para facilitar o acesso à Xinguara e Água Azul do Norte”, destacou.
Josemira ainda citou a entrega da Praça do Vale da Benção e a reforma do Centro de Convivência do Idoso e informou que está sendo finalizada a Praça e Complexo Esportivo da Vila Planalto, além dos primeiros estudos de viabilidade para construção do aeroporto de Canaã.
Na educação, Josemira lembrou que Canaã já conta com 14 turmas de ensino superior público, e está finalizando a construção da sede própria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Também em 2022, foi lançado o Promipe, que garante auxílio financeiro para a permanência de alunos nas universidades.
Na saúde, a prefeita enumerou que 46 pacientes foram assistidos pelo programa de atendimento domiciliar para pacientes acamados, com toda a estrutura de equipamentos e medicamentos. “Fornecemos mais de 4 mil latas de leite com fórmulas especiais a crianças alérgicas, dobramos nossos atendimentos de odontologia e fizemos mais de 100 mil atendimentos de emergência só no Hospital, além de mais de 200 mil nas Unidades de Saúde”.
A prefeita citou mais de 1,2 mil beneficiados pelo programa Leite é Vida e de mais de 600 pelo Cartão Reforma e Construção. Além disso, 58 casas já estão em Construção no bairro jardim América, e 1,5 mil devem começar a ser construídas esse ano. O processo para quitar as unidades do residencial Canaã também avançou.
“Nós construímos, mas também cuidamos para que as pessoas saiam da vulnerabilidade, com cursos oferecidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Mulher, e com recursos do Fundo de Desenvolvimento liberados para empreendedores”, reforçou. “Também aquecemos a nossa economia com o turismo de negócios e eventos como a Cidade Junina, o Festival Gastronômico e a Fenecan”.
A prefeita ainda citou o reconhecimento recebido pelo município com premiações em áreas como a gestão fiscal, o desenvolvimento econômico e saúde. “Em 2023 estamos com mais vontade de trabalhar e fazer a nossa cidade avançar”, previu. “Agradeço a toda equipe de governo, que nos possibilita fazer essas entregas, e a população pode continuar contando comigo. Peço a Deus todos os dias força e sabedoria, pois tenho uma missão, que é cuidar das pessoas”.