Há dias os bastidores políticos da região Carajás vem vivenciando ataques intrapartidários que estão acontecendo no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido que tem soberania nos executivos das cidades mineradoras, Canaã dos Carajás, que é governada por Jeová Andrade, Parauapebas com o Prefeito Darci Lermen e, outrora, Curionópolis que tinha como prefeito, Chamonzinho que nas últimas eleições perdeu o cargo máximo para o adversário histórico, Adonei Aguiar.
Hoje, o Prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade lançou uma carta aberta fazendo revelações e desabafos da situação Política que vem se passando, que segundo ele, Chamonzinho, que é proprietário de um “império de comunicação” incluindo “TV, rádio e jornal impresso” vem atuando com perseguição política contra o mesmo.
O “Império de Comunicação” cintado por Jeová, atua especialmente nos municípios mineradores, Canaã e Parauapebas, que segundo o prefeito, vem aumentando com “perseguição desrespeitosa” em busca de apoio apolítico.
Ainda, segundo Jeová, a “perseguição” aumentou quando o mesmo declarou apoio à outro candidato a Deputado Estadual do próprio município, e não a Chamonzinho que logo se fez uso de seus veículos para atacar.
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE CANAÃ e REGIÃO.
Amigos, há bastante tempo tenho tentado permanecer calado perante as várias perseguições de um colega de partido, ex-prefeito e proprietário de um império de comunicação, composto por TV, rádio e jornal impresso.
Mantive trato amistoso por estarmos lidando com pessoas da mesma aliança partidária e muito esforço fizemos para buscar superar essas diferenças, por um objetivo maior, a coletividade do projeto regional. Porém, infelizmente, as perseguições nunca pararam e, após eu ter declarado apoio ao candidato a Deputado Estadual pelo PSC, Pastor Stanisley, que é da nossa cidade e da coligação majoritária do MDB; pessoa séria e com chances reais de se eleger e representar nosso município, a perseguição aumentou muito e de forma desrespeitosa.
Recentemente, veiculou-se pelos meios de comunicação desse Grupo, pesadas acusações, insinuando de maneira desonesta, que estaria existindo no município desvio de recursos públicos na compra de carne e gêneros alimentícios. Todos sabem que em Canaã servimos uma das melhores refeições escolares, acompanhada por nutricionista, com cardápio variado e até café da manhã aos alunos. São mais de 200 mil refeições por mês, só nas escolas.
No Hospital municipal, nos programas sociais e em algumas secretarias, também há o fornecimento de alimentação, no mesmo padrão de qualidade, e isso não é de graça! Temos que comprar todos os dias.
Por último, fizeram outra acusação: a respeito de contratos de locação de máquinas com uma empresa. Convenhamos, para manter a limpeza de uma cidade do porte de Canaã, com muitos bairros e vilas, conservar o aterro controlado – no nível de excelência que estabelecemos – e preservar dezenas de estradas vicinais, precisamos de equipamentos. E equipamentos não trabalham de graça. O custo é alto! Os contratos que mantemos no município são para atender os serviços oferecidos em favor da sociedade e não para desviar recursos, como insinuam essas denúncias. Todos os contratos, realizados com a municipalidade, estão sob controle de diversos órgãos internos e externos à prefeitura.
Em consequência de todo esse ocorrido, e pelo bem da Cidade, a maioria dos membros do MDB de Canaã decidiu apoiar a candidatura de Stanisley. Quero deixar bem claro: um jogo de interesse pessoal de um grupo de comunicação não vai atrapalhar em nada nosso projeto maior, que é eleger Helder Governador, Jader Senador, Priante Deputado Federal e nosso conterrâneo, a deputado estadual. Sou MDB, sou Canaã e sou pelo sudeste paraense. Temos a missão de continuar defendendo o progresso da região. Precisamos de pessoas que ajudem Canaã. Luto pelo apoio de todos, pelo respeito mútuo. Não necessitamos de perseguição desenfreada, sem motivo.
A democracia se faz pela paz, pela justiça, pelo respeito. Eu defendo estes valores. Não vou me curvar à chantagem e a interesses que não são os da população.
Espero que todos possam ouvir estas palavras.
Cordialmente,
Jeová Andrade
Canaã dos Carajás, 05 de setembro de 2018
Outra curiosidade é que o “império” de comunicação citado pelo Prefeito, e de conhecimento de todos, não estão declarados no nome do candidato junto ao TSE.
Informações constam ainda que, mesmo o grupo, composto por pai e filho não assumindo todo o patrimônio, são tratados pelos funcionários como patrões.
Segundo informações preliminares, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também está prestes a “rasgar o verbo”.
Redação/Portal Canaã








