Dizem que certas promessas morrem antes mesmo de sair do papel. A PA-160, conhecida como Transcarajás, é a prova viva disso. Por anos, a cada eleição, vinha a mesma ladainha: “Vamos asfaltar, tirar o povo da lama, trazer progresso”. Mas, assim que as urnas se fechavam, o asfalto sumia do discurso como poeira na ventania.
Quem já precisou encarar os 26 quilômetros de buracos no trecho que conecta as duas gigantes da mineração, Canaã dos Carajás e Parauapebas, sabe bem o que foi essa estrada. Em tempos de chuva, uma travessia digna de epopeia. No verão, um mar de poeira engolindo caminhões, ônibus, carros de passeio e qualquer esperança de dias melhores. Mas eis que, num daqueles raros momentos em que a política decide, de fato, entregar o que prometeu, o asfalto chegou.
No sábado, 8 de fevereiro, Helder Barbalho desembarca para cortar a fita da inauguração. Para muitos, um ato simbólico; para quem passou anos chacoalhando nesse trecho, um alívio. Caminhoneiros, motoristas de ônibus e moradores já testam a nova via com aquele misto de incredulidade e satisfação, como quem ainda não acredita que não precisa mais brigar com a lama ou com crateras dignas de um filme de guerra.
A importância dessa obra vai muito além do conforto de quem trafega. A PA-160, que se estende até a PA-275 e chega à BR-155, em Xinguara, é um corredor estratégico para o escoamento da produção mineral e agrícola, além de facilitar o transporte de mercadorias e integrar municípios essenciais para a economia do estado. Canaã dos Carajás e Parauapebas são dois polos gigantes, onde o minério de ferro movimenta cifras bilionárias. Agora, com uma estrada de verdade, o fluxo de cargas se torna mais ágil, o comércio local se fortalece e até o turismo regional pode ganhar fôlego.
E não é só a estrada que ganha nova cara. Na sexta-feira, 7 de fevereiro, o governador também participará da inauguração do complexo da Polícia Civil em Canaã. Segurança e infraestrutura chegando juntas. No mesmo dia, ele passará por Redenção, onde entregará uma creche pelo programa “Creches por Todo o Pará”, garantindo mais um avanço para a região.
O Pará, esse gigante de dimensões amazônicas, tem 144 municípios, cada um com suas dores e demandas. Dessa vez, o sudeste paraense pode comemorar. A PA-160, que já foi um cemitério de promessas, agora é um caminho pavimentado para o desenvolvimento. E quem diria? Dessa vez, o asfalto venceu a conversa fiada.