Geraldo Alckmin elogia Canaã dos Carajás em evento no Amazonas

Foto: Isaac Júnior

Na última terça-feira (25), o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, citou o município de Canaã dos Carajás como exemplo de “diálogo” entre desenvolvimento sustentável e a mineração. O político cumpriu agenda na capital amazonense, na qual esteve em eventos como a assinatura do contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

No período da tarde, durante a inauguração do distrito de micro e pequenas empresas de Manaus, em discurso, ele perguntou aos presentes: “qual é o município de maior PIB per capita do Brasil? Não está em São Paulo”, provocou. “É Canaã dos Carajás.”, respondeu.

Com um PIB de R$22 bilhões em 2022, Canaã tem a mineração como principal propulsor de desenvolvimento no município, gerando empregos com remuneração acima da média nacional, segundo o IBGE.

O vice-presidente falou dos benefícios da atividade no país, desde que realizada com responsabilidade social. “Mineração bem feita gera riqueza, gera emprego, gera renda. Tem que fazer preservando as reservas indígenas e o meio ambiente”, concluiu.

Canaã reinveste rendimentos da mineração

Com os royalties da atividade, por meio da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), o município investe em diversificação econômica, infraestrutura, educação, saúde e em programas sociais.

Por exemplo, no dia 14 de julho, a prefeitura entregou o milésimo Cartão Reforma e Construção, que transfere até R$ 80 mil para famílias de baixa renda terem acesso a habitações adequadas. Ainda no primeiro semestre, o município iniciou as obras do novo hospital, que contará com 40 leitos de UTI e um centro universitário.

Os investimentos fazem parte da iniciativa Canaã 2035, que estrutura as ações do município, equilibrando os impactos socioeconômicos da mineração e promovendo desenvolvimento sustentável na região.

 

Texto: Vinícius de Paula

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Geraldo Alckmin elogia Canaã dos Carajás em evento no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *