Feriado de finados movimenta cemitérios de Canaã dos Carajás

Foto: Silvia Lopes

O dia mal havia começado e o fluxo de pessoas já era intenso no Cemitério Municipal Santa Madelena, o mais antigo e também mais movimento em Canaã dos Carajás.

Uma missa campal foi realizada em frente ao local antes mesmo das visitações aos túmulos. Há oito anos, Valdirene Moraes vem acompanhada da família visitar o túmulo do avô. O momento representa um misto de emoções. Entre uma lembrança e outra, o legado deixado pela figura de um homem que em vida, ensinou a todos que, independente de qualquer coisa, seguir em frente é e sempre será a melhor escolha. “Meu avô se foi em 2010 e sempre que a gente vem aqui é uma emoção só. Mas, apesar da tristeza, também ficamos muito felizes, esse momento também nos faz lembrar de como ele era feliz, otimista, um homem do bem, que sempre nos dava os melhores conselhos e sempre nos aconselhava a nunca desistir, é isso que nos conforta”.

A expectativa da administração é que pelos menos mil e duzentas pessoas passem pelo Cemitério Santa Helena durante todo o dia de finados.

Entre catacumbas, jazigos, mausoléus, ossuários e jardineiras, encontramos a dona Maria da Conceição, que, nas terras canaenses não tem ninguém enterrado, mas é aos pés da cruz aos fundos do cemitério que a aposentada de 80 anos demonstra toda a sua solidariedade. Com o terço na mão, ela rezava para todos que ali já foram sepultados. Mas isso não é tudo, católica de corpo e alma, ela também faz preces para os vivos e explica. “Eu não tenho nenhum parente ou conhecido aqui, mas isso não é motivo para que eu não interceda pelas suas almas, todos nós precisamos de ajuda, inclusive os mortos, todos os anos eu venho aqui e faço a mesma coisa, rezo meu terço para todas as almas, inclusive pelos vivos. Em minha casa eu também faço a mesma coisa, rezo por todas as pessoas do mundo, não preciso conhecê-las para fazer isso”.

Dona Maria da Conceição Foto: Silvia Lopes

Não há vagas

No Cemitério Santa Madalena, localizado na Avenida Weyne Cavalcante em Canaã dos Carajás, não há mais espaços disponíveis para promover novos sepultamentos. Segundo informações, apenas parentes podem ser enterrados no local, em razão de poder utilizar o mesmo túmulo. O cemitério é o mais antigo da cidade.

Apenas o Cemitério Novo, como é conhecido, localizado no Bairro Cidade Nova, possui vagas disponíveis para novos sepultamentos.

Reportagem: Silvia Lopes

Deixe um comentário

Acompanhe as notícias de Investimentos, Criptos e Ações