Durante este domingo (16), o salão de festas de um hotel em Canaã dos Carajás ficou pequeno para tanta inspiração.
Devido à grandiosidade do evento, a impressão que dava ao adentrar no local, era que os paraenses adeptos da cultura pop japonesa e coreana, haviam adquirido um passaporte com acesso direto para o próprio Comic Con Experience, quando na verdade, se tratava do 2º Anime Can Canaã.
O evento geek é voltado para os fãs da cultura alternativa e afins. Entre os amantes da cultura alternativa o que não faltou foi criatividade na hora de se caracterizar de seus personagens fictícios das histórias em quadrinho.
Promovido pelo Otakus Canaã, o Anime Can, além de atrair participantes de várias cidades, ao longo do dia, ofereceu diversas atividades interativas a jovens, adultos e crianças. Entre as atrações: Torneio de xadrez, stand de vendas, concurso de cosplayer, apresentações de musical estilo K-pop (um gênero de música pop originário da Coreia do Sul e que utiliza elementos audiovisuais durante a apresentação), exposições em maquetes, games, duelos de cartas, oficinas, quiz, entre outros. “O Anime Can nos surpreendeu. Foi um sucesso. Veio gente de Marabá, Tucuruí e Parauapebas para participar. Queremos tornar o evento um diferencial na cidade e que ele faça parte do nosso calendário cultural”, disse Mauro Lucena, organizador.
A animação ficou por conta da banda Senju Rock de Parauapebas. Já o responsável pelas ilustrações foi nada mais nada menos que Eric Black, um conceituado quadrinhista bastante conhecido por elaborar trabalhos para editoras americanas, entre elas, a Marvel. “Foi um prazer estar aqui. Para mim foi maravilhoso. Eu sinto que o público cresceu. Esse ano tem mais atrações. A minha profissão é um pouco solitária, sou apenas eu, papel, lápis e nada mais, e esses eventos dão a oportunidade de nós estarmos mais próximos de quem gosta do nosso trabalho”, destacou.
A iniciativa tem dado tão certo, que os apaixonados pela cultura pop já podem ir se preparando para a 3ª edição do evento. “Muita gente acha que isso é só para adolescentes, mas é para todo o público, hoje nós temos médicos, empresários e políticos, e a terceira edição vai ser bem maior”, garantiu Mauro.
Confira as imagens do evento:
Reportagem: Silvia Lopes