A esposa do ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, aparece no cenário político municipal surpreendendo a população. Em silêncio, Waina Andrade, se torna a nova presidente do Partido Liberal – PL, de Jair Bolsonaro, no município.
Waina e Jeová são apoiadores declarados do ex-presidente, Jair Bolsonaro, na política. Recentemente, Waina, foi até Brasília onde se encontrou com lideranças estaduais e federias e assinou documentos que a oficializa como presidente do partido na esfera municipal.
Agora, à frente do PL, Waina assume destaque na liderança da direita em Canaã dos Carajás, um trabalho que é alinhado à posição política declarada por ela no segundo turno das eleições presidenciais, onde ela levantou a bandeira do ex-presidente. Junto com ela, aparece também uma figura conhecida no cenário da oposição municipal, ex-partido Patriotas, que deu apoio integral a campanha de Zequinha Marinho e Jair Bolsonaro, o advogado, Alex Silveira, que agora é o secretário geral do partido.
No município, políticos como o vereador Chefinho e Maria Pereira, já fazem parte do partido. Com a novidade, novos nomes do cenários político devem aderir a legenda brevemente.
O PL em Canaã fica sendo composto da seguinte forma:
Presidente: Waina da Silva Andrade
Primeiro vice-presidente: Karla Izabel de Oliveira Pinto
Secretário Geral : Alex Rodrigues Silveira
Tesoureiro: Lucimar Rui Espanhol
O que esperar do futuro político em Canaã?
Há muito se sabe das fissuras que vem ocorrendo no cenário municipal. Grupos já não se toleram e fingem alianças em público em busca de concessos que cada dia ficam mais difíceis de tolerar. Grupos independentes e com outros objetivos políticos já se unem em busca de projeção municipal.
A grande aposta desse grupo é em uma mensagem ideológica, que busca apoio do público majoritário do município, que é conservador e religioso. Publico este que deu seu recado nas ultimas eleições nacionais, não elegendo o atual governador, Helder Barbalho(MDB), nem mesmo o atual presidente, Lula(PT), por mais que bases ideológica insistissem.
O mesmo público que não deu apoio a Helder e nem a Lula, deu 60% de apoio ao ex-prefeito, Jeová Andrade, na corrida pela Alepa, e o mesmo percentual aos candidatos do PL, Zequinha Marinho e Jair Bolsonaro. Com esses resultados, o grupo busca fortalecer o partido no município e se alavancar em busca do comando do executivo.