Apesar dos apelos da comunidade e do compromisso assumido com a prefeitura de Canaã dos Carajás, a concessionária de energia Equatorial ainda não apresentou o plano de ação contra os apagões que se comprometeu, dez dias atrás, a apresentar aos moradores do município. Até o momento da publicação dessa matéria, a Equatorial não se manifestou publicamente.
Em reunião convocada pela prefeita Josemira Gadelha, no dia 27 de agosto, a Equatorial assumiu o compromisso com a sociedade de Canaã de apresentar, no prazo de dez dias, medidas para melhorar o fornecimento de energia elétrica no município. Diretores da empresa assinaram um protocolo de intenções com a prefeitura para colocar fim aos apagões e oscilações de energia na cidade.
A reunião contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-seção Canaã), Associação Comercial e Industrial (Aciacca), APAE e Associação Médica. No documento, a Equatorial registrou que “vai fazer o que for necessário para evitar as interrupções no fornecimento e as constantes oscilações de energia na cidade”. Até agora, no entanto, nenhuma medida foi anunciada.
Atualização 16h39
Em nota enviada à redação do Portal Canaã na tarde desta sexta-feira (6), a Equatorial Pará informou que recebeu a recomendação dos órgãos públicos de Canaã dos Carajás e está atualmente trabalhando na finalização do plano de ação, que será apresentado às instituições competentes na próxima semana. A empresa também destacou que, mesmo antes da entrega desse documento, a distribuidora de energia continua realizando melhorias no sistema de distribuição do município, com foco especial na subestação e nos alimentadores que atendem à região.
Ainda na nota, a Equatorial Pará reafirmou seu compromisso com os moradores de Canaã dos Carajás, buscando constantemente aprimorar os serviços prestados na cidade e garantir energia de qualidade, segurança e confiança para todos os clientes.