Pesquisar
Close this search box.

Entre sonhos e desafios, a professora que virou a voz das mulheres no Legislativo em Canaã dos Carajás

Elenjusse, na tribuna da Câmara de Canaã dos Carajás, com o olhar firme de quem sabe o tamanho da responsabilidade.

Nascida em Guaraí, no Tocantins, a professora Elenjusse, entrou para a história política de Canaã dos Carajás. Eleita vereadora pelo MDB nas eleições de 2024, com 1.992 votos, ela carrega o peso e o orgulho de ser a única mulher no mandato de 2025-2028. Ex-gestora educacional e professora de ensino fundamental, Elenjusse conversou com exclusividade com o Portal Canaã sobre o que significa ser uma mulher em um espaço de poder, os desafios de representar as vozes femininas e o futuro da cidade que vem ganhando os holofotes nacionais.

A entrevista começa com uma pergunta direta, que traduz a curiosidade de muitos: como é ser a única mulher eleita e encarar esse desafio?

“Olha, é desafiador mesmo”, diz Elenjusse, com o olhar firme de quem sabe o tamanho da responsabilidade. “Sempre tivemos a preocupação, enquanto mulheres atuantes, de ensinar às nossas meninas o quanto é importante ocuparmos o nosso lugar na sociedade, principalmente nos espaços de decisão. Ser a única mulher eleita é, ao mesmo tempo, uma alegria e uma enorme responsabilidade. É saber que serei a voz de muitas e que o meu mandato precisa refletir os anseios e as necessidades de todas as mulheres de Canaã.”

Com uma fala que alterna entre emoção e estratégia, ela faz um convite: “Quero que as mulheres da cidade se unam a mim, que participem. Não quero que isso fique só em discursos bonitos ou em publicações nas redes sociais. Quero que seja prática, que construímos juntas um mandato que represente de fato.”

A FORÇA DA EDUCAÇÃO E O OLHAR PARA O TODO

Perguntamos a Elenjusse sobre a força de sua base eleitoral, iniciando principalmente na educação, e como isso influenciará seu mandato. Ela faz questão de ampliar a conversa.

“Minha atuação será ampla. Como educadora, sempre trabalhei com a visão de que o desenvolvimento humano é integral. Não podemos nos limitar a uma única bandeira.”, explica.

Para ela, assumir um cargo público significa abraçar desafios múltiplos. “Canaã é uma cidade com demandas complexas e diversas. Acredito que um político deve estar atento a todas as áreas: saúde, infraestrutura, tecnologia, igualdade de gênero… É preciso ter uma mente aberta para a contemporaneidade e para tudo o que acontece ao nosso redor. Eu encaro isso como um compromisso.”

UMA CIDADE QUE CRESCE SOB OS HOLOFOTES

Com projetos como o transporte público em andamento, asfalto no campo, parque do mirante, grandes eventos e novas escolas sendo construídas, Canaã dos Carajás tem atraído a atenção do Pará e do Brasil. Perguntamos à nova vereadora como é assumir um mandato em um momento de tanto crescimento e visibilidade.

“É uma oportunidade imensa, mas também um grande desafio”, reflete. “Manter o padrão de crescimento é importante, mas o nosso maior dever é garantir que esse desenvolvimento seja inclusivo. Que todos, sem exceção, tenham acesso a serviços de qualidade, e que isso não aconteça apenas em alguns pontos da cidade, mas em todas as áreas.”

Elenjusse não poupa elogios à prefeita Josemira, destacando o equilíbrio entre inovação e humanização. “A gestão dela tem dado muito certo porque pensa não apenas no desenvolvimento urbano, mas também nas pessoas. Quando se valoriza as pessoas, o crescimento da cidade se torna mais significativo e prazeroso”, diz.

O INÍCIO DE UM LEGADO

Com um mandato que ainda está para começar, a vereadora Elenjusse já demonstra disposição para fazer a diferença. Sua fala carrega o tom de quem entende que os desafios são grandes, mas que o poder da união pode superá- los.

“Estou aqui para aprender, construir e entregar resultados para a população. Canaã é uma cidade que inspira e que merece todo o nosso esforço”, conclui.

Acompanhe as notícias no WhatsApp