Emprego e renda: moradoras de Canaã são certificadas em oficina

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Oficina de fantasias carnavalescas, bordados e estandartes foi realizada no Chacreamento Jerusalém, na VS-52. Oficina promovida por entidades filantrópicas visa qualificar moradoras em situação de vulnerabilidade social

Gerar emprego, renda e garantir mais cidadania a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Esses são os objetivos da Oficina de Fantasias Carnavalescas, realizada entre os dias 10 e 14 de janeiro em Canaã. A atividade foi promovida pela Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Parauapebas e Região (LIABESPR), por meio do programa Estúdio Canaã, em parceria com a Associação das Famílias Sem Moradia Própria de Canaã dos Carajás (AFAMAPROCAN). O curso foi ministrado na sede da AFAMAPROCAN, que fica no Chacreamento Jerusalém, na VS-52, zona rural de Canaã.
A oficina foi realizada com o objetivo de qualificar moradores da localidade. A ideia é que os cidadãos, uma vez qualificados, possam se destacar em um mercado extremamente promissor e que é pouco explorado em Canaã: o segmento de elaboração de fantasias de carnaval, bordados e construção de estandartes carnavalescos.

Ao todo, 30 pessoas participaram da oficina e receberam seus certificados de 30 horas. O curso foi totalmente presencial, gratuito e as aulas foram ministradas pela carnavalesca Lauriene Ataíde, que veio de Belém. É importante destacar que a Prefeitura de Canaã é uma das parcerias do projeto.
Presidente da AFAMAPROCAN, Luiza Souza destacou as parcerias que a entidade possui e ressaltou que espera coisas boas este ano.

“A associação é importante para o município e 2022 será um ano de ampliação dos nossos projetos, pois a comunidade da Jerusalém tem muitas necessidades. Entendemos que a geração de emprego e renda é o nosso principal objetivo e a nossa melhor alternativa.”

Participante do curso, dona Neuza Lira ia a pé todos os dias para a oficina. Sem medir esforços para aprender mais, a mais nova artesã de Canaã é só elogios ao curso.

“Às vezes a gente está cheio de problemas, sai de casa e foca no trabalho e tudo melhora. Sim, isso aqui é um trabalho! Quem vê de fora, acha que é fácil de fazer, mas não é. Estou muito feliz com essa oportunidade.”

Mercado promissor
Responsável por movimentar milhões na economia todos os anos, o Carnaval é fonte de renda para muita gente. A produção de fantasias, bordados e estandartes é um dos segmentos mais lucrativos da tradicional festa.

  Unidade de Vigilância de Zoonoses de Canaã abre cadastro para castração de animais 

Em Canaã dos Carajás, há demanda por fantasias, mas pouca oferta. Para se ter uma ideia, no próprio Chacreamento Jerusalém há um bloco de carnaval, o “Me laça que eu vou”, que tem 50 membros.

A ideia da oficina é dar condições para que os próprios moradores da Jerusalém possam atender a essa demanda crescente. Além de atenderem o que é solicitado em Canaã, os novos artesãos têm condições de atender outros municípios.

Estúdio Canaã
Estúdio Canaã é uma proposta da LIABESPR e pretende realizar diversas oficinas carnavalescas na Terra Prometida. O objetivo é fomentar a economia criativa e fortalecer o bloco de carnaval da comunidade. Por meio do Termo de Fomento Número 37, da Prefeitura de Canaã, o programa é possível.

AFAMAPROCAN
A AFAMAPROCAN é uma instituição sem fins lucrativos atuante no município de Canaã dos Carajás desde o ano de 2012. Sua fundação ocorreu num contexto conturbado de intenso inchaço populacional, um momento de extremas dificuldades em relação a habitação, no tocante as famílias mais carentes oriundas de outros estados que vinham á Canaã em busca de emprego e esperança de melhor qualidade de vida para suas famílias. A associação busca garantir mais dignidade e qualidade de vida a cidadãos do município.

  Cartão Reforma passa a ter limite de R$ 70 mil em Canaã



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas