Empreendedores do Sudeste do Pará marcam presença no Festival Vale Amazônia, em Belém

Festival Vale Amazônia em Belém

De 26 de agosto a 2 de setembro, em Belém, o Festival Vale Amazônia irá celebrar o maior bioma do mundo. E o Sudeste do Pará marca presença com empreendedores de Parauapebas e Canaã dos Carajás. Eles apresentarão seus negócios e produtos, mostrando como estão aliando conservação da floresta e geração de renda, apoiando o desenvolvimento socioeconômico da região.

Na quinta-feira, 31, uma roda de conversa sobre Empreendedorismo na Amazônia terá como participantes os fundadores das empresas Dinam, que produz e processa pimenta-do-reino em Parauapebas, e das canaenses Cacau Carajás, que beneficia o cacau, e Eco Canaã, que fabrica biojoias. As três empresas foram criadas e aceleradas a partir do projeto Inova Up, uma iniciativa da Fundação Vale, desenvolvida em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, com investimentos complementares da Wheaton Precious Metals, para promover o empreendedorismo sustentável na região.

Empresa Eco Canaã produz biojoias | Crédito: Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Os produtos dessas e outras empresas de bioeconomia apoiadas pela Vale poderão ser conhecidos e adquiridos na Feira Sustentável, realizada durante todos os dias do Festival. No espaço, também serão comercializados os doces da Associação Filhas da Terra, apoiada pela Vale desde 2019, com mais de 60 mulheres que produzem geleias e biscoitos de castanhas e frutas cultivadas em área de preservação ambiental – APA do Igarapé do Gelado, em Parauapebas.

Do mesmo município, o Filhas do Mel, um coletivo de 47 produtores, irá expor seus produtos e sua história. Com apoio em capacitação da Vale, foi possível implantar um pasto apícola conciliado com sistema agroflorestal e, assim, ajudar na polinização de árvores frutíferas e ampliar em dez vezes a produção das abelhas.

A Peabiru Produtos da Floresta, empresa de Belém apoiada pela Vale, também participará da feira.

No Festival Vale Amazônia, a programação é gratuita e aberta ao público e inclui ainda shows de artistas nacionais e regionais, como Fafá de Belém e Lia Sophia, aula-show de gastronomia com ingredientes amazônicos ministradas pelos chefs Katia Barbosa e Thiago Castanho, desfile de moda de estilistas da Amazônia e atrações para o público infantil, como contação de histórias e atividades recreativas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *