Em menos de 1 mês de 2024, foram registradas 90 notificações de síndromes gripais em Canaã dos Carajás

Hospital Municipal de Canaã dos Carajás / Foto: Jorge Clésio

Em menos de um mês do novo ano, Canaã dos Carajás, registrou um aumento nas notificações de síndromes gripais, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

De acordo com a Semsa, foram recebidas 90 notificações de síndromes gripais no período analisado. Desses casos, 71 foram descartados para a Covid-19 após realização dos testes específicos, enquanto 19 testaram positivo para o vírus. Dessas 19 confirmações, dois foram para a internação. 

A Secretaria destaca a importância das medidas preventivas para conter o avanço da doença na região. Entre as orientações estão a vacinação contra a Covid-19 e influenza, especialmente para os grupos de risco, a lavagem constante das mãos, a cobertura do nariz e da boca ao tossir ou respirar, a evitação de aglomerações e ambientes pouco ventilados, bem como o uso de máscaras em casos de sintomas gripais.

A Semsa ressalta que, ao apresentar sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, diminuição ou perda de olfato e/ou paladar, congestão nasal, dificuldade para respirar e falta de ar, é fundamental procurar atendimento nos serviços de saúde. A busca precoce por assistência médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) contribui para um diagnóstico rápido e o início do tratamento adequado.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *