Desemprego em Canaã atinge o pior resultado da história no primeiro trimestre de 2017

O número de demissões no município de Canaã dos Carajás teve o pior resultado na história, no primeiro trimestre deste ano 2.975 mil pessoas foram desligadas ocasionando o fechamento de 2. 256 postos de trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, publicado na última quinta-feira (20).

Na terra prometida como e conhecida a rica cidade de Canaã a economia é dependente da mineração, com o termino da implantação do Projeto S11D, o resultado mais alarmante está no setor da construção civil que já demitiu 2.055 empregados com o fechamento de 1.824 postos e trabalho seguido do setor de serviços com 575 demissões e 338 fechamentos de postos de serviços, mas comunidades e agentes políticos buscam alternativas. Afinal, além da exaustão das minas, o preço do minério ameaça de morte a galinha dos ovos de ouro.

O relatório destaca ainda que as ocupações que mais desligaram no primeiro trimestre deste ano foram a de servente de obras (412), pedreiro (162), montador de estruturas metálicas (150), faxineiro (136) e assistente administrativo (105).

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este Cadastro sempre utilizado nos levantamentos desenvolvidos pelo Portal Canaã, serve ainda como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

Reportagem/Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *